ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

domingo, 6 de março de 2016

DESEMPREGO ENTRE JOVENS DISPARA

É gravíssima a situação para o jovem brasileiro. O desemprego na faixa etária entre 18 e 24 anos fechou 2015 na faixa de 16,8% e foi nessa faixa de idade onde mais aumentou o desemprego. Os jovens também são os que mais têm dificuldade de entrar no mercado de trabalho, seja pela falta de experiência seja pela qualidade ruim da educação formal que possuem. A situação não para por ai: esses indicadores estão piorando neste primeiro trimestre de 2016.

O mercado de trabalho para essas pessoas é mais competitivo e assim, é necessário que estejam mais bem preparadas para essa “batalha”. Especialistas apontam o risco que corre toda essa geração que está buscando suas primeiras oportunidades de não conseguirem trabalho agora e muita dificuldade depois quando a situação econômica melhorar, pois não terão obtido experiência de trabalho.

Alguns jovens preferem retardar sua entrada no mercado de trabalho para se aperfeiçoar e avançar nos estudos, mas muitos dos que já querem (ou precisam) ingressar no mercado de trabalho estão encontrando uma enorme barreira e essa barreira está represando cada vez mais gente sem emprego disputando um pequeno espaço. Isso não pode ter bom resultado. Essa situação está ocorrendo com jovens de todas as classes sociais e níveis de escolaridade; de quem já completou o ensino médio ou se formou em uma faculdade.

O Brasil, com suas políticas econômicas e um governo errático, está jogando no lixo seus talentos e roubando de toda uma geração de jovens suas expectativas, seus sonhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário