ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

domingo, 14 de dezembro de 2014

DEZEMBRO É BOM PARA PROCURAR EMPREGO?

Todo ano é a mesma coisa. Chega final de ano, principalmente dezembro, as agências e os postos do sistema público de emprego começam a ficar vazios. Durante o período que atuei no sistema público de São Paulo, todo final de ano a imprensa nos procurava para fazer matérias sobre essa situação. Foram inúmeras entrevistas para emissoras de TV e jornais falando sobre essa questão.

Essa situação é causada principalmente por uma questão cultural, onde as pessoas acreditam que nessa época pré-festas de final de ano, não há vagas de trabalho. Outra “crendice” é que o melhor dia para procurar emprego é a segunda-feira.

A verdade é que nesta época de final de ano, no mês de dezembro, é um ótimo momento para se recolocar. As empresas não param de trabalhar, elas não fecham somente porque é dezembro. No máximo elas param parcialmente nas vésperas de Natal e Ano Novo. As empresas seguem seu ritmo normal e se necessário contratarão.

Assim, a oferta de vagas se mantém praticamente no mesmo patamar, mas a oferta de candidatos diminui bastante e então, o candidato mais atento não perderá essa oportunidade, pois convenhamos, a concorrência fica bem menor. Em algumas unidades de atendimento chegávamos a receber mil pessoas por dia, principalmente na segunda e terça-feira, caindo pela metade na sexta-feira, mas em dezembro a queda no número de atendimentos é acentuada, chegando a não ter ninguém para ser atendido.

Outro mito que comentamos, é o “dia de procurar emprego é a segunda-feira”. Essa cultura é mais fácil de saber como se consolidou. Durante muitos anos o principal meio de divulgação de ofertas de trabalho era o jornal impresso e isso acontecia na edição de domingo. Os principais jornais traziam cadernos imensos aos domingos com as ofertas de vagas e então todos corriam para disputar as vagas divulgadas, causando grande concorrência entre os candidatos. Não bastava ir na segunda-feira, tinha de chegar muito cedo, pois os primeiros a chegar tinham mais chances.


Hoje em dia esse processo mudou muito. Os jornais não são mais o principal meio de divulgação de vagas e nem mesmo os processos seletivos são os mesmos. Empregadores divulgam suas vagas sempre que precisarem, sem que seja necessário esperar o jornal de domingo. Hoje, todo dia é dia de procurar trabalho. As empresas podem escolher melhor os candidatos aplicando processos seletivos onde o contratado não é o que chegou mais cedo, mas sim o que melhor se enquadra naquela vaga. Portanto, se está procurando trabalho, o dia é hoje. Não espere para depois do carnaval.