ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

sexta-feira, 30 de junho de 2017

PROFISSIONAIS ACIMA DOS 50 ANOS

Esta semana a GOL Linhas Aéreas abriu vagas de trabalho para pessoas acima de 50 anos. É a primeira vez que vejo esse tipo de vaga ser divulgada assim de maneira aberta. A empresa percebeu que pessoas nessa faixa etária apresentam um "comprometimento institucional" maior. 

Há anos falo sobre isso, que as pessoas acima de 45 anos são ótimas opções pois além do maior comprometimento, estão no auge de sua capacidade intelectual e produtiva. 

No ano de 2004 briguei com a responsável pelo RH da empresa em que trabalhava pois eu havia selecionado duas pessoas com mais de 50 anos para trabalhar no meu departamento, mas ela não queria aprovar por causa da idade que não atendia ao perfil da vaga. Ora, quem define o perfil é o gerente da área (eu, no caso) mas presa em alguns conceitos equivocados ela insistia que a função era para pessoas mais jovens. Bati o pé, assumi a responsabilidade da contratação e acertei na escolha. Eram os dois "velhos" que tinham a maior produtividade e efetividade de toda a equipe. Vamos torcer para que outras empresas comecem a entender assim.

Eu nunca aceitei bem a ideia de estabelecer parâmetros de idade em processos seletivos. Por mais argumentos favoráveis a isso, penso que a empresa deve buscar o melhor candidato para uma vaga independente de fatores como idade, gênero, etc. É claro que algumas funções sempre terão alguma restrição, mas de modo geral não. Fica difícil compreender aqueles parâmetros do tipo "de 20 a 23 anos". Ora, pessoas de 19 ou 24 anos não servem? Sim, é preciso critério nas seleções, mas a regra final é obter o melhor candidato para aquela vaga e assim, entender que tais parâmetros são absolutos é restringir a possibilidade de a empresa escolher um candidato melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário