ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A BUSCA DE UM EMPREGO

Você sabe o que fazer quando vai procurar um emprego?

Você ficou desempregado e precisa buscar uma nova colocação. O mercado de trabalho é muito competitivo e tem muita gente disputando esse espaço com você.

O passo inicial é saber o que você deseja, estabelecer um foco e preparar o seu curriculo.

Nesse período de desemprego há uma tendência de nos fecharmos e não comentar com ninguém, "afinal é um tanto humilhante estar desempregado" - "o que os outros irão pensar? Que sou vagabundo?" - NUNCA PENSE DESSA MANEIRA, pois se você não contar pra ninguém que está sem emprego, como alguém poderá ajudá-lo? Sabemos que mais de 90% das oportunidades de emprego hoje em dia são preenchidas por indicação de algum amigo, um conhecido, um ex-colega de trabalho, enfim, quanto mais você divulgar a sua situação, mais chances você terá. É preciso ser lembrado. Portanto, mantenha sempre contato com seus amigos, colegas de profissão, ou seja, mantenha ativo o seu "network".

Isso posto, é hora de correr atrás. Vamos utilizar todos os meios possíveis, mas sempre com foco. Faça contato com empresas de seu ramo profissional, insira seu currículo nos sites especializados, cadastre-se no sistema público de emprego (SINE), etc.

Surgiu a oportunidade de uma entrevista e como fazer para aproveitar a chance? Planeje essa entrevista. Esteja preparado para fornecer todas as informações que forem solicitadas sobre sua vida profissional de forma clara e objetiva. Busque antecipadamente conhecimento sobre a empresa. Saiba o que ela faz, o seu tamanho, que tipo de empresa ela é. Essas informações podem ser obtidas na Internet, por exemplo. Deste modo você poderá se preparar melhor para essa entrevista e mostrar ao empregador que você se interessa pela vaga e pela empresa. No momento que chegar na empresa, seja observador, absorva as informações visuais que o local apresenta. Você vai ver se tem organização, se é bem conservada, se os funcionários estão vestidos formal ou informalmente, etc. Isso vai te ajudar a perceber que tipo de perfil a empresa busca.

Apresente-se adequadamente, ou seja, vá vestido de forma adequada, seja simpático e firme. Cabelos penteados e barba feita (para os homens) e mulheres, não abusem dos acessórios ou roupas extravagantes.

Tente ficar tranquilo e apresentar segurança, afinal você está ali para oferecer algo para a empresa: o você profissional, os seus serviços. E em troca receberá a sua merecida remuneração. É uma troca, um negócio.

Amanhã eu continuo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário