ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

EM BUSCA DO EMPREGO - PARTE II

Na postagem anterior falamos um pouco sobre como começar a busca por um emprego. Começamos pelo planejamento e pela sua boa apresentação na hora de entrevista.


Agora é hora de se mostrar de verdade. É muito importante causar uma boa impressão; uma boa primeira impressão. Não seja invasivo colocando, por exemplo, seus pertences na mesa do entrevistador e nem pegue nada que estiver por ali. Desligue o celular. Se ele tocar nessa hora, suas chances poderão encerrar ali mesmo.

Mostre segurança e objetividade, mas cuidado para não parecer arrogante. Toda pergunta do entrevistador merece resposta, então responda com segurança e objetividade, não se alongue. Cada resposta deve ter ainda um foco em sua vida profissional. Uma questão do tipo "fale de você" deve ser respondida com informações profissionais. Explique as informações que estão em seu currículo e mostre que é um profissional que pode contribuir muito com a empresa.

Continuo depois com mais dicas.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A BUSCA DE UM EMPREGO

Você sabe o que fazer quando vai procurar um emprego?

Você ficou desempregado e precisa buscar uma nova colocação. O mercado de trabalho é muito competitivo e tem muita gente disputando esse espaço com você.

O passo inicial é saber o que você deseja, estabelecer um foco e preparar o seu curriculo.

Nesse período de desemprego há uma tendência de nos fecharmos e não comentar com ninguém, "afinal é um tanto humilhante estar desempregado" - "o que os outros irão pensar? Que sou vagabundo?" - NUNCA PENSE DESSA MANEIRA, pois se você não contar pra ninguém que está sem emprego, como alguém poderá ajudá-lo? Sabemos que mais de 90% das oportunidades de emprego hoje em dia são preenchidas por indicação de algum amigo, um conhecido, um ex-colega de trabalho, enfim, quanto mais você divulgar a sua situação, mais chances você terá. É preciso ser lembrado. Portanto, mantenha sempre contato com seus amigos, colegas de profissão, ou seja, mantenha ativo o seu "network".

Isso posto, é hora de correr atrás. Vamos utilizar todos os meios possíveis, mas sempre com foco. Faça contato com empresas de seu ramo profissional, insira seu currículo nos sites especializados, cadastre-se no sistema público de emprego (SINE), etc.

Surgiu a oportunidade de uma entrevista e como fazer para aproveitar a chance? Planeje essa entrevista. Esteja preparado para fornecer todas as informações que forem solicitadas sobre sua vida profissional de forma clara e objetiva. Busque antecipadamente conhecimento sobre a empresa. Saiba o que ela faz, o seu tamanho, que tipo de empresa ela é. Essas informações podem ser obtidas na Internet, por exemplo. Deste modo você poderá se preparar melhor para essa entrevista e mostrar ao empregador que você se interessa pela vaga e pela empresa. No momento que chegar na empresa, seja observador, absorva as informações visuais que o local apresenta. Você vai ver se tem organização, se é bem conservada, se os funcionários estão vestidos formal ou informalmente, etc. Isso vai te ajudar a perceber que tipo de perfil a empresa busca.

Apresente-se adequadamente, ou seja, vá vestido de forma adequada, seja simpático e firme. Cabelos penteados e barba feita (para os homens) e mulheres, não abusem dos acessórios ou roupas extravagantes.

Tente ficar tranquilo e apresentar segurança, afinal você está ali para oferecer algo para a empresa: o você profissional, os seus serviços. E em troca receberá a sua merecida remuneração. É uma troca, um negócio.

Amanhã eu continuo...

ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO

É muito importante que nesses tempos de maior competitividade e com o agravante de uma crise econômica que se aproxima, que cada um esteja bem preparado, atualizado e com muita disposição para enfrentar o mercado de trabalho. Se você está buscando uma oportunidade, planeje-se e prepare-se. Busque algo mais, o seu diferencial em relação aos concorrentes. Se você está trabalhando, você tem que provar que é importante para seu empregador. Manter o emprego é quase tão complicado como procurar uma colocação. O mercado procura profissionais polivalentes, com capacidade de executar diferentes funções e de fácil adaptação. Aprenda a cada dia.



Matéria veiculada no BOM DIA BRASIL da TV GLOBO em janeiro de 2009