ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MOTIVAÇÃO parte I

Motivação é algo que está dentro ou fora de você?

Se você espera surgir alguma coisa que venha de fora para estimulá-lo, prepare-se para ficar ainda mais desmotivado. A palavra “motivação” significa motivo+ação, então você precisa ter o motivo para agir, e esses motivos é você que determina. Um incentivo vindo de fora, um elogio, por exemplo, ajuda, mas não determina o seu grau de motivação. Você está motivado quando está com a coragem para enfrentar os desafios. Mas essa coragem está ligada aos valores, a importância que você atribui às coisas à sua volta.


Na empresa os incentivos motivacionais tem curta validade de duração, já que passam a incentivar ações, na maioria das vezes específicas. Se o funcionário gosta do que está fazendo, se ele tem interesse naquilo, ele vai desempenhar a tarefa auto-motivado, não necessita de motivação, de incentivo externo. Além do mais cada pessoa recebe o incentivo motivacional externo de modo diferente, em grau diferente, nem sempre obtendo o resultado esperado.


Os estudiosos no assunto apontam um ponto de consenso: que a realização de uma ação depende somente da pessoa. Não há um modelo que possa ser aplicado de forma totalmente eficiente e eficaz para todo um grupo. Motivação externa tem efeito volátil.
A motivação é caracterizada pelas ações que realizamos em prol de nossos objetivos, da nossa auto-realização.
Em uma próxima postagem, darei algumas dicas para ajudar a se auto motivar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário