ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CRIAÇÃO DE EMPREGOS DESACELERA - Oportunidades para Empreendedores?

A criação de novos empregos está desacelerando. Isso já vinha sendo percebido na indústria e os resultados do CAGED em julho (Cadastro de Empregados e Desempregados) mostra essa desaceleração no mercado de trabalho formal. Foram 22% de empregos a menos que no mesmo período do ano passado.

Foram criados pouco mais de 140 mil empregos em julho de 2011 contra 181 mil em julho de 2010. A região sudeste é responsável pelo maior número de oportunidades de trabalho com mais de 69 mil empregos e a região centro-oeste a que criou menos com apenas 12 mil empregos. No setor de serviços foram criados 46 mil empregos, 28 mil no comércio, 25 mil na construção e 23 mil na indústria. No acumulado do ano, a queda é de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Isso pode ser reflexo de uma desaceleração da economia e com perspectivas de inflação em alta. A crise econômica internacional também pode estar influenciando essa redução no ritmo de geração de empregos. Deste modo, com muitas empresas pisando no freio com receio de problemas na economia, pode ser o momento para muitos tornarem-se empreendedores aproveitando as oportunidades, afinal, apesar de os indicadores mostrarem desaceleração a economia ainda está crescendo e com isso as oportunidades de novos negócios.

Como já dissemos em postagens anteriores, o ser empreendedor se manifesta quando é uma característica nata ou em caso de necessidade, onde não há outra opção para se manter no mercado de trabalho. Muitas vezes ainda, a pessoa descobre-se um empreendedor numa situação adversa. Portanto, fique atento às oportunidades que podem surgir ou serem descorbertas por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário