ANO XVII

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

sábado, 5 de novembro de 2011

EMPREENDER SEMPRE. OUSAR É BOM!

A idéia de ser um empreendedor não se basta em iniciar um negócio. O ato de empreender já é por si só um ato de ousadia e que sempre envolverá algum grau de risco. Todos os riscos devem ser analisados e ponderados pelo empreendedor para que seu negócio não termine prematuramente por erros irreparáveis que acontecerem por falta de planejamento, gestão precária, excesso de confiança e outros erros comuns.

Vamos falar aqui de outra situação que pode matar um empreendimento, uma empresa, que é a falta de visão e de ousadia. Como dissemos acima, todo passo deve ser analisado e ponderado, mas uma cautela excessiva que bloqueie a criatividade e a possibilidade de conquistar novos mercados também pode destruir uma empresa e isso provavelmente irá acontecer. Implantar um empreendimento e crer que isso será suficiente para mantê-lo por toda a vida sem nenhuma novidade é total ilusão.

Li sobre algumas grandes empresas que se destruíram ou estão em estado terminal por não investirem em novas oportunidades ou não acreditar naquilo que lhes deram excelência, deixando que outros aproveitassem do espaço ou mesmo de seus projetos e invenções. A XEROX, por exemplo, inventou a interface gráfica para computadores e o mouse, mas não aproveitou ou investiu o que precisava, pois não sabia ou não se deu conta de como suas invenções pudessem produzir lucros. A Xerox, ainda é uma empresa forte, mas sempre vinculada a fabricação de copiadoras. A tecnologia inventada por essa empresa foi inteligentemente utilizada pela Apple. Outra empresa que agora agoniza em função de não acreditar em si mesma e em seus desenvolvedores foi a Kodak, que inventou a câmera digital, mas não investiu no projeto por acreditar que isso a prejudicaria no mercado de filmes fotográficos (exemplo claro de falta de visão e de conservadorismo míope).

Portanto, caros empreendedores, empreender não se basta em iniciar um negócio, mas principalmente em ser criativo constantemente, estar atento ao mercado e às novidades, ousar com responsabilidade, olhar sempre a frente e dar o passo necessário para chegar lá.

Como disse Fernando Pessoa, “Tudo é ousado para quem nada se atreve!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário