Durante a 1ª Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente em São Paulo, foram debatidas diversas propostas que serão encaminhadas à Conferência Nacional, que será realizada em 2012. A Conferência foi formada por delegados indicados pelos Trabalhadores, Empregadores, Poder Público (do qual fazíamos parte) e sociedade civil que apresentaram propostas para quatro temas principais:
1. Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho
2. Proteção Social
3. Trabalho e Emprego
4. Fortalecimento do Tripartismo e do Diálogo Social como Instrumento de Governabilidade Democrática.
As delegações dividiram-se em 4 grupos, cada um discutindo as propostas de cada eixo temático, que foram votadas nos grupos e posteriormente votadas na sessão plenária, com o voto de todos os delegados.
A maioria dos debates ocorreu de forma democrática e respeitosa, porém em um ou outro ponto mais polêmico, ânimos mais exaltados se fizeram presentes. Mas a Conferência terminou da melhor maneira possível, com um grande número de propostas validadas para a Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente no ano que vem em Brasília.
O evento foi realizado pela SERT (Secretaria Estadual das Relações do Trabalho), com o apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do governo federal e conta com a participação das secretarias estaduais da Saúde; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Justiça e Cidadania; e Meio Ambiente; Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho; da CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CGTB e NCST, da FIESP, FECOMÉRCIO, FENABAN, FESESP, FAESP e FETECESP.
Abaixo a imagem dos nossos Delegados