ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

sábado, 26 de novembro de 2011

ENCERRADA A 1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

Durante a 1ª Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente em São Paulo, foram debatidas diversas propostas que serão encaminhadas à Conferência Nacional, que será realizada em 2012. A Conferência foi formada por delegados indicados pelos Trabalhadores, Empregadores, Poder Público (do qual fazíamos parte) e sociedade civil que apresentaram propostas para quatro temas principais:




1. Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho

2. Proteção Social

3. Trabalho e Emprego

4. Fortalecimento do Tripartismo e do Diálogo Social como Instrumento de Governabilidade Democrática.

As delegações dividiram-se em 4 grupos, cada um discutindo as propostas de cada eixo temático, que foram votadas nos grupos e posteriormente votadas na sessão plenária, com o voto de todos os delegados.

A maioria dos debates ocorreu de forma democrática e respeitosa, porém em um ou outro ponto mais polêmico, ânimos mais exaltados se fizeram presentes. Mas a Conferência terminou da melhor maneira possível, com um grande número de propostas validadas para a Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente no ano que vem em Brasília.

O evento foi realizado pela SERT (Secretaria Estadual das Relações do Trabalho), com o apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do governo federal e conta com a participação das secretarias estaduais da Saúde; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Justiça e Cidadania; e Meio Ambiente; Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho; da CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CGTB e NCST, da FIESP, FECOMÉRCIO, FENABAN, FESESP, FAESP e FETECESP.

Abaixo a imagem dos nossos Delegados 





terça-feira, 22 de novembro de 2011

1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

A partir de quinta-feira estaremos participando da 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente e esperamos poder contribuir com nossa participação.


O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro, no Memorial da América Latina. Participam 500 delegados que representam empresários, trabalhadores, poder público e organizações da sociedade civil organizada.

Da conferência serão destacados os 70 delegados desses mesmos segmentos, que representarão o Estado de São Paulo na 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, a se realizar no próximo ano em Brasília.

Entre os objetivos da 1ª Conferência Estadual, está a formulação de uma política estadual sobre o tema.

Na conferência serão debatidos quatro eixos temáticos principais: Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho; Proteção Social, Fortalecimento do Tripartismo e do Diálogo Social, em especial a negociação coletiva e Trabalho e Emprego do qual participaremos.

Na próxima semana falaremos aqui sobre os resultados da Conferência.