ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A ROTATIVIDADE NO MERCADO DE TRABALHO ATUAL

Um recente estudo do IPEA - Instituto de Pesquisas Econômicas Avançadas mostra um crescimento do número de pessoas que trocam de emprego. Em 100 postos de trabalho aconteceram mudanças em 106, ou seja, mais de uma mudança por posto. Nos dois primeiros meses de 2012, mais de 30% dessas mudanças foi por opção do trabalhador. Como dissemos em postagens anteriores, o mercado de trabalho está em transformação e com mudanças de paradigma. O desemprego de hoje é diferente do desemprego de alguns anos atrás, não só em números como na qualidade e forma. (verificar post de 28/03/2012)

Com o crescimento econômico as características do mercado de trabalho mudaram. Os setores que mais cresceram, como o setor de serviços, são onde ocorrem o maior “turn over” (rotatividade). Outros setores específicos que apresentaram grande crescimento, também apresentaram rotatividade. As mudanças ocorrem por diversos motivos. Pela empresa, normalmente por redução de custos ou busca de profissionais mais qualificados. Pelo trabalhador, pelo surgimento de melhores oportunidades. Como os maiores empregadores em número de vagas são as pequenas e médias empresas, isso favorece a rotatividade, pois as condições de trabalho e os salários nesse tipo de empresa podem ser bem diferentes entre elas, propiciando aos trabalhadores melhor preparados a oportunidade de escolher onde trabalhar.

Mais uma vez podemos afirmar diante dos fatos que independentemente da situação econômica, estar bem preparado para enfrentar o mercado de trabalho só traz vantagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário