ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

sábado, 19 de maio de 2012

DESEMPREGO NA EUROPA E NO BRASIL

Uma reportagem muito interessante do programa SEM FRONTEIRAS da Globo News (no qual tenho uma breve participação) faz uma comparação sobre a situação do emprego na Europa e a situação no Brasil. A comparação é muito importante neste momento da economia mundial, onde o desemprego que lá ocorre é totalmente diferente do que acontece aqui.

Já comentamos em postagens anteriores sobre o desemprego no Brasil e seus principais motivos. Enquanto lá fora, nos E.U.A. e Europa, em linhas gerais, o desemprego se dá pela estagnação da economia aqui se dá pelo descompasso entra a oferta de empregos e a qualidade da mão de obra. Muitos são os fatores do desemprego aqui. Enquanto os meios de produção evoluem, a preparação de trabalhadores para atuarem não evolui. A educação básica não estimula os jovens a se capacitarem para o futuro e seu conteúdo é precário. Políticas Públicas investem na formação de nível superior e esquecem o ensino técnico e de qualidade, que é fundamental para que o país realmente cresça. Mesmo aqueles que têm condição de se capacitar e conquistar o mercado de trabalho, muitas vezes são iludidos por novas profissões, ou profissões da moda, onde o mercado de trabalho não tem como absorver toda a quantidade de profissionais que se formam.

O Brasil está em um momento muito favorável, com uma oportunidade única para se tornar de fato uma grande nação, no melhor sentido da palavra, mas ainda continua ligado a velhas formas, a um pensamento tacanho e medíocre.

Espero que aqueles que conduzem o país consigam enxergar mais adiante e não desperdicem este momento favorável diante do mundo. O Brasil já está sendo prejudicado pela falta de técnicos e profissionais preparados para viver nesse novo mundo, neste mercado de trabalho onde se faz necessário o profissionalismo, onde se faz necessária a mão de obra preparada e capacitada e em constante evolução. Precisamos preparar não só trabalhadores, mas homens (e mulheres) para esse mundo que vivemos.

LINK para assistir a reportagem completa:
http://g1.globo.com/globo-news/sem-fronteiras/videos/t/todos-os-videos/v/aumento-do-desemprego-afeta-jovens-na-europa/1952585/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário