ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Trabalhadores resgatados de regime de escravidão em carvoarias no Estado de SP

Estamos ainda acompanhando as ações contra o trabalho escravo no Brasil e nesta semana duas carvoarias no estado de São Paulo, na região de Bragança Paulista, sofreram uma operação conjunta do Ministério do Trabalho (SRTE-SP), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público (MP), onde foram resgatados 41 trabalhadores em regime análogo à escravidão.

Segundo o Superintendente Regional do Trabalho em São Paulo, Luiz Antonio de Medeiros, a situação ocorre por haver uma zona de exclusão na região, sem fiscalização, sem a presença do sindicato da classe, órgãos governamentais e prefeituras.
As empresas fiscalizadas produzem marcas bem conhecidas de carvão distribuídas nos grandes supermercados e churrascarias de São Paulo como Carvão Cacique e Carvão são José, entre outras. Dos 41 trabalhadores resgatados muitos eram crianças. Uma lei recente do Governo do Estado de SP cassa a Inscrição Estadual das empresas flagradas utilizando mão de obra análoga à escravidão, impedindo na prática as atividades da empresa. A SRTE-SP também tem realizado grande esforço na fiscalização e erradicação do trabalho escravo no estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário