ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

domingo, 30 de março de 2014

ENTREVISTA COM O VEREADOR GILMAR, DE CAMPOS DO JORDÃO, SOBRE O 58º CONGRESSO DE MUNICÌPIOS

Durante o 58º Congresso de Municípios, conversamos com alguns prefeitos e vereadores sobre a importância desse evento para os municípios e principalmente para seus gestores, tanto do poder Executivo como do Legislativo. Publicaremos aqui a conversa que tivemos com um vereador de Campos do Jordão, cidade anfitriã do evento.  


BLOG O MUNDO DO TRABALHO - O Sr. Esteve presente no 58º Congresso de Municípios. Qual a importância desse evento para um vereador e especialmente para o senhor?

VEREADOR GILMAR DA FARMÁCIA - Acho muito importante participar de todos acontecimentos que envolvem o município e em particular esse 58º congresso de municípios, pois trás muitas dicas e conhecimentos que são de grande utilidade para a vida pública, exemplo do que deu certo em outros municípios, sobre o que diz o Tribunal de Contas referente as contas públicas, sobre os projetos que existem na União disponíveis para os municípios em todas as áreas e principalmente no que se diz respeito a saúde e educação, sempre gostei de participar de palestras para ficar atualizado, quando ficava só na farmácia exigia de mim conhecimentos da minha profissão e hoje na minha vida pública como vereador não é diferente. Penso que todos nós devemos estar em constante reciclagem seja nos pensamentos, nos gestos e atitudes. Acho que se todos levassem seu cargos com mais seriedade, com certeza viveríamos em um pais mais sério onde os anseios da população fossem respeitados e tratados com mais respeito por nós governantes.

Estiveram presentes muitos prefeitos e vereadores. O senhor teve oportunidade de interagir com outros vereadores, trocar experiências ou ainda ouvir alguma idéia que pudesse ser trazida para sua cidade?
                                                                       
Confesso que tive pouco envolvimento com os participantes, pois eu ficava muito empolgado com as palestras e queria participar de todas, mas nos poucos momentos de intervalo eu só conseguia comentar sobre o que foi discutido nas palestras, Neste congresso conheci poucos representantes e nesse meio tempo não cheguei a discutir sobre o assunto, mas em uma conversa com o Marinho da UVESP, ele me convidou para uma reunião para uma união do legislativo para trazermos e discutirmos sobre os maiores problemas que afligem os municípios e em breve pretendo visita-lo para discutirmos sobre o assunto. 

Nosso blog é direcionado para temas relacionados ao Emprego, Trabalho, Geração de Renda e empreendedorismo. Tive a oportunidade de conversar com alguns prefeitos durante o Congresso sobre isso e muitos estão investindo nas políticas públicas nessa área, com incremento do PAT (convênio com o Governo do Estado), melhorando suas estruturas, treinando suas equipes, unindo com políticas públicas locais, etc. Sabemos que a situação do emprego em Campos do Jordão ainda é crítica. Em que o Legislativo pode ajudar o Executivo nessa área?

Acredito que nosso grande problema aqui em Campos do Jordão é o desemprego, pois somos uma cidade protegida pela APA e com isso não podemos trazer grandes fábricas para nossa cidade. Algum tempo atrás, nosso grande potencial eram as malharias, mas com o passar do tempo e as mudanças climáticas perdemos um pouco desse potencial. Campos do Jordão vive como cidade turística. Acredito que a cidade vive 100 % do turismo e nosso forte é a gastronomia e hotelaria, Temos aqui muitos jovens que se formam e faltam oportunidades. Nosso município tem muito a crescer mas precisamos da ajuda de todos, tanto o poder público como da iniciativa privada. o Executivo tem se empenhado muito nessas questões, incentivando cursos de qualificação e com esses convênios  empregando várias pessoas, mas confesso que ainda não vi uma solução para tal problema. Nesse sentido nós do legislativo podemos apoiar, aprovando projetos do  que qualifica e credencia nossos cidadãos.

Agradecemos pela entrevista e desejamos que esse seu primeiro mandato seja marcado com bons projetos para a população de sua cidade.
Quero agradecer a oportunidade e dizer que sou uma pessoa que me esforço muito para fazer o melhor e que como qualquer pessoa posso errar, mas estou sempre a disposição para novas idéias que possam melhorar nossa cidade, trocar conhecimentos, fazer pesquisa sobre outros municípios e participar dos acontecimentos é o mínimo que podemos fazer, mas nos esforçar a aprender e conhecer as necessidades do município onde vivemos é obrigação de nós que vivemos na gestão pública, mais uma vez quero agradecer e dizer que o que eu puder ser útil estarei sempre a disposição, até mais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário