ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

sábado, 9 de janeiro de 2016

A TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL

Em épocas de crise econômica como a que estamos enfrentando agora, a situação dos trabalhadores, tanto aqueles que necessitam do emprego para sobreviver como os empreendedores, torna-se muito difícil. É preciso desenvolver boas estratégias para se manter ou conseguir um novo emprego, além de uma boa dose de sorte.

Muitas pessoas reclamam que não conseguem trabalho, mas pouco fazem para melhorar suas condições de concorrer a uma nova oportunidade. A baixa escolaridade ou tempo de estudo, o comportamento inadequado, a capacidade de se expressar e de se apresentar são bons exemplos de quesitos que podem barrar uma contratação até mesmo antes de começar o processo.

A teoria da Evolução/ Seleção Natural de Darwin pode ser aplicada a aqueles que buscam oportunidades de trabalho. A teoria diz que não é o mais forte que vence e sim o melhor adaptado. Exemplifico isso com muitas mensagens que recebo de pessoas reclamando que tem estudo, apresentam um bom currículo e mesmo assim não conseguem se recolocar. E então eu digo que ter um excelente currículo e um ótimo nível de escolaridade não faz necessariamente essa pessoa ser o melhor candidato para determinada vaga.

Poucos planejam ou se preparam para enfrentar um processo seletivo. Poucos preparam um currículo adequado e orientado para aquela oportunidade a qual pretendem conquistar. Não basta que o candidato tenha condições técnicas para conseguir a vaga. É preciso que esse candidato conquiste também a confiança do empregador ou da pessoa que estiver conduzindo o processo seletivo. Muitas vezes num processo de seleção,  a falta de experiência ou de capacitação técnica em determinada área pode ser superada por outras qualidades do candidato, mesmo algumas qualidades subjetivas. Muitas dinâmicas de grupo tem essa finalidade.

Portanto, devemos entender que em tempos de economia estagnada sempre haverá mais gente procurando trabalho do que vagas disponíveis e que a disputa por vagas terá como vencedores não os mais fortes mas os melhores preparados, os mais adaptados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário