ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

quinta-feira, 19 de maio de 2016

EMPREENDER COM SUCESSO

Um desejo comum a muitas pessoas é possuir o próprio negócio, ser o próprio patrão. Outra coisa comum a muitas dessas pessoas é que no momento em que concretizam esse desejo, percebem que esse ideal de liberdade profissional transformou-se em pesadelo.

Calma. Não se assustem!

Na verdade, concretizar o sonho de ter seu próprio negócio e obter sucesso depende de muitos fatores além do desejo de empreender. Muitos investem todas as economias que escorrem pelo ralo do desconhecimento e falta de planejamento. Em muitas ocasiões o entusiasmo entorpece o empreendedor e o impede de trilhar o caminho do sucesso. A vontade e o entusiasmo fazem parte apenas da primeira etapa no desejo de empreender, de obter sucesso profissional e a independência financeira. Se uma pessoa deseja ter seu próprio negócio deve estudar muito, planejar e analisar todos os aspectos que fazem uma empresa viável ou não. Não basta uma boa idéia.

Um estudo de viabilidade ou o plano de negócios deve contemplar aspectos como investimento compatível, capital de giro e capacidade financeira, conhecimento da atividade a ser implantada, capacidade administrativa, produto/serviço, potencial de público, etc. Vale para qualquer tipo de negócio, até mesmo para um carrinho de pipoca. No setor de comércio, um aspecto particularmente importante é a escolha do ponto. Lembre-se também que outro importante fator é a capacidade de produção e distribuição. O sucesso repentino também pode ser indesejável se o empreendimento não conseguir atender a demanda, seja na produção ou na distribuição. 

Então, antes de abrir qualquer tipo de negócio, siga o caminho correto para posteriormente não ter saudades dos tempos em que assinava o ponto na empresa de outra pessoa. 

Estude, aprenda, observe, dedique-se e... ouse.

Boa jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário