ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

EMPRESA FAZ SUCESSO COM MODELO SUSTENTÁVEL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Apresentamos aqui a conversa que tivemos com André Bucater, proprietário da empresa de bike courier, a Bembike, um modelo de negócio sustentável e em expansão. A empresa, apesar de nova, vem fazendo sucesso e tem planos de crescimento já para o próximo ano. A empresa atua nas cidades de Barueri e Santana do Parnaíba, municípios da Grande São Paulo e que concentram dois grandes centros empresariais.

O Mundo do Trabalho - O que é a Bembike?
André Bucater - A Bembike é uma empresa ecologicamente correta de Bike Courrier, especializada em serviços de entregas rápidas e sustentáveis. De bicicleta realizamos entregas de documentos e encomendas e outros serviços externos como, por exemplo: pagamentos em banco, reconhecimento de firmas em cartório, postagem de carta nos correios, delivery para restaurantes e muito mais.

Como surgiu a ideia?
Sempre lutei pela preservação do meio ambiente e tinha um sonho de empreender algo que tivesse impacto positivo na sustentabilidade do nosso planeta. A ideia surgiu no final de 2014 quando identifiquei que o modelo de negócio tinha potencial em Barueri e Santana de Parnaíba, região que concentra muitas empresas multinacionais e grandes centros comerciais e empresariais. Passei um ano realizando pesquisas de mercado e montando o business plan, até que em junho de 2016 lançamos a Bembike.

Você é adepto do ciclismo, como esporte e diversão. Como é aliar isso ao trabalho?
Antes eu utilizava a bicicleta somente para o lazer, mas foi em 2012 que ela passou a ser minha companheira diária. Decidi vender meu carro e apenas utilizar a magrela como meio de transporte para todas as minhas atividades do dia a dia. Além disso, passei a fazer treinamentos específicos de ciclismo para participar de competições de mountain bike. Hoje posso compreender perfeitamente quando as pessoas falam que a gente tem que fazer aquilo que te satisfaz. Estou muito feliz de contribuir com a redução de poluentes na atmosfera, diminuir o trânsito e a poluição sonora da nossa cidade e melhorar a qualidade de vida de quem mora e trabalha por aqui.
Um amigo ciclista sempre brinca: Pedalar trabalhando ou trabalhar pedalando?


André, quais os desafios desse trabalho, alguma situação curiosa?
Embora nossa área de atuação seja as cidades de Santana de Parnaíba e Barueri, também atendemos solicitações de entregas e coletas nas cidades vizinhas e em São Paulo. Nossa maior distância já percorrida foi uma coleta de um exame médico na zona sul de São Paulo e a entrega no bairro de Alphaville em Barueri. Foram 70 quilômetros pedalados da coleta até a entrega.

Outro fato bacana é o oportunidade de desfrutar a natureza enquanto pedalamos em nossas entregas. Alphaville é um bairro que ainda possui muitas áreas verdes e eventualmente utilizamos atalhos por vias de terra para agilizar as nossas entregas. Nesses caminhos encontramos capivaras, lagartos e uma variedade enorme de aves diferentes do que estamos acostumados a ver nas cidades.




É muito gratificante concluir uma entrega e ver o sorriso no rosto de nossos clientes. Se todas as empresas tivessem essa consciência sustentável, nosso planeta estaria em condições muito melhores do que está hoje. O veículo do futuro já chegou faz tempo. A bicicleta é uma das soluções para a sustentabilidade do nosso planeta.

É um diferencial favorável, do ponto de vista comercial, o uso de bicicletas ao invés de motos dentro desse mercado?
O principal valor do uso da bicicleta é a sustentabilidade. Uma motocicleta que realiza em média 50 quilômetros por dia, emite mais de 900 quilogramas de CO2 na atmosfera. Para compensar essa poluição, este motociclista teria que plantar seis árvores por ano. A bicicleta, além de não poluir o meio ambiente, ainda contribui para a melhoria do trânsito, reduz a poluição sonora, melhora a qualidade de vida das pessoas e muitas vezes chega a ser mais rápida que as motocicletas. Além dos benefícios para o meio ambiente, os serviços de bike courier chegam a ser até 30% mais baratos que os motoboys.

Há outras empresas atuando dentro deste modelo de negócio?
Este modelo de negócio nasceu em 1890 nos correios de Paris e depois se popularizou nos Estados Unidos. Porém, perdeu força com a chegada dos veículos movidos por combustível fóssil no inicio do século XX. A partir de 1980, quando grandes congestionamentos já tomavam conta das ruas das grandes cidades, as bicicletas voltaram a ganhar espaço, justamente pela agilidade e pelo valor ecológico. Nos últimos anos, as políticas públicas de sustentabilidade e de incentivo ao uso das bicicletas, sobretudo a implantação das ciclovias, fez aumentar o numero de empresas de bike courier nas grandes cidades. Em São Paulo já são mais de 50 empresas. A Bembike é a única em Santana de Parnaíba.
 
O que espera para o futuro do empreendimento?
Ser uma empresa referência em sustentabilidade e responsabilidade social. Já deixamos de emitir mais de 4.000 quilogramas de CO2 na atmosfera apenas nestes quatro meses de empresa. Temos como meta aumentar em 30% o número de atendimentos para o próximo ano e incluir atividades como plantio de árvores e doação de bicicletas para crianças carentes.

Qual o site da Bembike?
www.bembike.com.br

Obrigado e sucesso no empreendimento.



quarta-feira, 2 de novembro de 2016

PERFIL NA REDE SOCIAL PODE ATRAPALHAR NO PROCESSO SELETIVO

Não é de hoje que as empresas, durante um processo seletivo, visitam as páginas dos candidatos nas redes sociais para conhecer um pouco mais sobre eles e muitas dessas visitas definem o futuro desse candidato na seleção. Já falamos sobre isso em outros artigos, mas destacamos que agora, a maioria absoluta das empresas faz isso.

Mesmo que o candidato esteja indo bem nas etapas do processo, a sua página nas redes sociais diz muito sobre seu comportamento e assim, a empresa pode avaliar como será o comportamento dentro da empresa, no dia a dia de trabalho.

Coisas do tipo  “VASP – Vagabundos Assumidos Sustentando pelos Pais” ou “PACO - Preguiçoso Assumido Com Orgulho” e ainda fotos com copo de bebida alcoólica na mão, fotos sensuais, acesso a determinados conteúdos e outras situações semelhantes podem ser suficientes para a eliminação do processo seletivo.

Muitos perguntam: “o que minha vida particular tem a ver com minha vida profissional?”. Do ponto de vista comportamental tem tudo a ver. O seu comportamento em seu meio social é reproduzido de uma forma ou outra no dia a dia da empresa e se seu comportamento não for adequado, não será aceito dentro da empresa.

A dica aqui é evitar a exposição desse tipo de comportamento, que às vezes não passou de um momento eventual de diversão. Estar com um copo na mão não significa necessariamente que é um alcoólico viciado. Assim, a sugestão é que tais fotos sejam privadas, ou seja, não públicas, onde somente determinadas pessoas podem ver. A intenção aqui não é enganar o selecionador, mas evitar que eventuais situações sejam confundidas com comportamento inadequado. Já aquelas frases que citei acima “VASP” e “PACO” nunca devem ser utilizadas.

Um dado interessante a ser lembrado é que a maioria das pessoas que são demitidas de seus empregos tem como motivo da demissão o comportamento inadequado e não profissional. Raramente é por deficiência técnica no desempenho de suas funções (não incluo aqui quando a demissão se dá por questões financeiras da empresa).


Portanto, revise seu perfil e as informações de suas páginas nas redes sociais. Isso pode ajudar a não ser eliminado do processo seletivo antes do tempo.

Artigos relacionados:
http://www.omundodotrabalho.com.br/2013/09/o-papel-das-redes-sociais-na-busca-por.html