ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DOCUMENTARIO "CRÔNICAS DA NOVA LUZ" - A população em situação de vulnerabilidade social na cracolândia - CCTV China Central Television

A rede de televisão chinesa CCTV – China Central Televisão Latin America, está realizando um documentário sobre a região da Nova Luz, chamado Crônicas da Nova Luz.

Concedi uma entrevista para a emissora chinesa, para o correspondente Li Xiangyang sobre a situação do mercado de trabalho para os moradores da região, principalmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, moradores de cortiços ou em condição de rua e mesmo os dependentes químicos da chamada “cracolândia”.

Em nossa entrevista, falamos ainda sobre os serviços que a Prefeitura de São Paulo realiza, por meio do Centro de Apoio ao Trabalho, para essa população. Foi implantado um posto de atendimento no local, com todos os serviços e ainda assistentes sociais para orientar e encaminhar as pessoas para outros serviços que tenham necessidade.

O problema é muito sério e complexo. Essa população apresenta problemas tão sérios, que não há nem mesmo condições de encaminhá-las para as oportunidades de trabalho sem antes solucionarem questões mais fundamentais. Os dependentes químicos, por exemplo, no estágio que se encontram, nunca conseguiriam um emprego em condições normais. Sem um atendimento específico, um tratamento adequado e eficaz, essas pessoas dificilmente encontrarão uma chance no mercado de trabalho. O poder público, mesmo diante de todas as dificuldades e limitações, realiza uma intervenção muito positiva em benefício dessa população.


A rede CCTV, opera na China por meio de 39 canais, tendo diariamente 700 milhões de espectadores atuando em 140 países.