ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

EMPREGO TEMPORÁRIO

Existem dois tipos principais de empregos temporários. Um desses tipos é aquele que contrata para ações específicas como eventos, shows, etc. Outro tipo é aquele que surge da sazonalidade do produto, como Páscoa, Natal, etc. A diferença entre eles é que no primeiro caso, o período de trabalho é mais curto e o valor do “salário” ou “cachê” varia com o tipo de atividade e tipo de evento. Muitas pessoas trabalham somente com esse tipo de emprego e fazem disso sua profissão, vamos dizer assim.

 Já o outro tipo, aquele que se contrata por um determinado período, para atender a sazonalidade do mercado pode ser muito interessante para aquelas pessoas que estão em situação de desemprego, pois além de conseguir um trabalho (mesmo que temporário) tem a oportunidade de que o temporário torne-se permanente. Isso depende, é claro, de a vaga permanecer após o período determinado e principalmente à qualidade do trabalhador. Muitos imaginam que por se tratar de uma contratação temporária não necessitam dedicar-se à atividade com o seu melhor, já que serão “demitidos” após o período contratado. Grande engano! Muitos desses profissionais permanecerão na empresa se demonstrarem sua capacidade e profissionalismo. E mesmo que a empresa não tenha a vaga no momento do término do contrato, o profissional pode ser chamado (e o será) assim que surgir uma vaga. A empresa não perderá tempo em abrir um novo processo seletivo se ela já tem em seus arquivos a “ficha” daquele bom profissional, que inclusive já conhece o trabalho e a empresa, em seus arquivos.

Voltando ao primeiro caso, a situação é a mesma. Uma empresa que contrata para ações específicas, como um show, por exemplo, irá manter em seu cadastro, o nome daqueles profissionais que desempenharam bem suas atividades, seja o auxiliar de limpeza, seja o chefe da segurança. Portanto, faça sempre o seu melhor e dedique-se a aquele emprego, mesmo sabendo que dali a 90 dias, poderá ser desligado. Faça-se sempre conhecido pelo que tem de melhor. Isso é bom para o trabalho e é bom para sua vida.

Lembrete: Estamos perto da Páscoa e ainda é tempo de procurar uma oportunidade de trabalho. Ainda restam algumas vagas na indústria e muitas no comércio. Mas não demore, a corrida é vencida por quem está preparado e chega primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário