ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

quinta-feira, 22 de junho de 2017

MELHORA O NIVEL DE EMPREGO EM MAIO

O CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - divulgou esta semana o nível de emprego para o mês de maio. Foram criados 32.253 postos de trabalho. É o segundo mês consecutivo que isso acontece. Se assim continuar, poderemos dizer em breve que já há uma tendência de redução do desemprego. No acumulado do ano (janeiro/maio) o saldo é positivo com 48.543 vagas abertas. No mesmo período do ano passado haviam sido fechados 448.011 postos de trabalho. Ainda há muito o que recuperar.

Todavia, algumas regiões do país, ainda perdem postos de trabalho e tem o desemprego aumentado, como por exemplo, a região do Vale do Paraíba (SP), embora o Sudeste tenha apresentado o melhor crescimento. As regiões Norte e Sul também perderam postos de trabalho. O setor do Comércio e Construção perderam vagas enquanto a agricultura e Serviços ajudaram a melhorar a situação.

Como podemos observar, embora tenhamos dois meses seguidos com aumento do número de vagas, ainda é cedo para "decretarmos" a tendência de queda do desemprego, já que muitos setores produtivos e regiões ainda sofrem com a instabilidade econômica e com o desemprego. Não podemos ser pessimistas mas devemos ser cautelosos. A possível retomada do crescimento econômico é sim um alento para os desempregados, mas o caminho é longo e demorado, haja vista que o governo já reduziu sua projeção de crescimento do PIB. A turbulência política atual e o caos econômico provocado pelas políticas anteriores nos deixaram um problema de difícil solução e que não se resolve em curto prazo.

Mesmo que a economia evolua de forma consistente, ainda demorará muito para que os 14 milhões de postos de trabalho perdidos sejam repostos e devemos lembrar ainda que durante esse tempo a competição entre aqueles que buscam nova oportunidade será muito acirrada.




terça-feira, 20 de junho de 2017

MELHORANDO AS CHANCES DE CONSEGUIR UM NOVO EMPREGO

Diariamente recebemos mensagens de leitores pedindo dicas ou relatando problemas que enfrentaram na busca de uma oportunidade de emprego e durante um processo seletivo que estavam participando. Muitos cometem erros básicos que dificultam até mesmo ser chamado para uma primeira entrevista ou ser eliminado precocemente no processo de seleção. 

Nosso blog O MUNDO DO TRABALHO, além de artigos conjunturais e informativos do mercado de trabalho em geral, apresenta diversos artigos com dicas e informações que podem melhorar o desempenho dessas pessoas, ou seja, melhorar a empregabilidade. É comum quando conversamos com algumas pessoas e apontamos alguma falha, que essa pessoa não entenda a crítica e mostre uma reação hostil. Dou exemplo: se a pessoa apresenta um currículo cheio de erros gramaticais, a resposta que ela dá é – “mas não importa se escrevo bem ou não. O que importa é minha capacidade de trabalho”; se a pessoa tem em seu perfil na rede social fotos públicas apresentando um comportamento inadequado, a resposta que ela dá é – “ninguém tem nada a ver com minha vida particular. O que importa é minha capacidade de trabalho”.

Deste modo, apresentamos abaixo alguns dos artigos já publicados que podem ajudar aqueles que estão na busca por um trabalho. 

Se puder, leia todos:

1. O QUE ESTÁ FAZENDO ENQUANTO ESTÁ DESEMPREGADO ?

2. A BATALHA PELA OPORTUNIDADE DE TRABALHO