O ano de 2012 começou com uma grande oferta de oportunidades de trabalho para pessoas sem experiência. Isso abre perspectivas para aqueles que querem ingressar ou retornar ao mercado de trabalho ou ainda mudar de atividade.
O momento é de mercado aquecido e isso tem provocado uma grande demanda por profissionais e não há número suficiente de trabalhadores já preparados e experientes nas ocupações disponíveis. Muitas empresas perceberam que essa situação não é necessariamente ruim, ao contrário, pode ser muito interessante, pois contratando um profissional sem o conhecimento ou experiência específica, ele pode ser treinado e moldado para aquela atividade, não trazendo vícios ou filosofias diferentes e indesejadas de seus antigos empregadores. É claro que isso pode apresentar um custo inicial mais alto para a empresa, mas posteriormente os resultados compensam.
Um ponto importante a destacar é que isso muda significativamente a relação do mercado de trabalho e a mão-de-obra. É uma mudança no comportamento dos empregadores e se isso se tornar um paradigma, uma posição permanente, será um grande avanço, um impacto muito positivo econômica e socialmente.
Mas essa tendência não significa que as empresas estão contratando qualquer pessoa, qualquer trabalhador. Esse profissional, pode não ter experiência, mas deve ter potencial para aprender, adaptar e desenvolver-se. É importante que esteja sempre buscando elevar seu nível de escolaridade e realizando cursos que possam agregar valor à sua vida profissional. As portas estão abertas, mas nem todos conseguem passar por ela. Na maior parte das vezes, tudo depende apenas de cada um.
(veja o video com entrevista ao Bom Dia SP)
Dei entrevista também a GloboNews falando específicamente sobre o tema acima, mas o video não est´disponível)