ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

AUMENTA A OFERTA DE OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA PROFISSIONAIS SEM EXPERIÊNCIA

O ano de 2012 começou com uma grande oferta de oportunidades de trabalho para pessoas sem experiência. Isso abre perspectivas para aqueles que querem ingressar ou retornar ao mercado de trabalho ou ainda mudar de atividade.

O momento é de mercado aquecido e isso tem provocado uma grande demanda por profissionais e não há número suficiente de trabalhadores já preparados e experientes nas ocupações disponíveis. Muitas empresas perceberam que essa situação não é necessariamente ruim, ao contrário, pode ser muito interessante, pois contratando um profissional sem o conhecimento ou experiência específica, ele pode ser treinado e moldado para aquela atividade, não trazendo vícios ou filosofias diferentes e indesejadas de seus antigos empregadores. É claro que isso pode apresentar um custo inicial mais alto para a empresa, mas posteriormente os resultados compensam.

Um ponto importante a destacar é que isso muda significativamente a relação do mercado de trabalho e a mão-de-obra. É uma mudança no comportamento dos empregadores e se isso se tornar um paradigma, uma posição permanente, será um grande avanço, um impacto muito positivo econômica e socialmente.

Mas essa tendência não significa que as empresas estão contratando qualquer pessoa, qualquer trabalhador. Esse profissional, pode não ter experiência, mas deve ter potencial para aprender, adaptar e desenvolver-se. É importante que esteja sempre buscando elevar seu nível de escolaridade e realizando cursos que possam agregar valor à sua vida profissional. As portas estão abertas, mas nem todos conseguem passar por ela. Na maior parte das vezes, tudo depende apenas de cada um.

(veja o video com entrevista ao Bom Dia SP)
Dei entrevista também a GloboNews falando específicamente sobre o tema acima, mas o video não est´disponível)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SOBRAM VAGAS DE TRABALHO, FALTAM CANDIDATOS

Todo final de ano ocorre um mesmo fenômeno na questão do emprego: sobram vagas. As empresas continuam contratando, mas os candidatos desaparecem. Meu tempo de experiência diz que duas hipóteses se fazem mais presentes que outras. Uma vem da mesma vertente cultural que dia de procuram emprego é segunda-feira, onde no imaginário popular, não há vagas no final do ano. Isso é um comportamento cultural e totalmente equivocado. Outra vertente é uma espécie de preguiça, ou de um modo mais politicamente correto de dizer, é uma pausa para se preparar para a valente busca da oportunidade de trabalho para o início do próximo ano.


Todo final de ano é a mesma coisa. É pauta para a imprensa neste tema: Sobram vagas, faltam candidatos. Este ano, eu dei três entrevistas falando a mesma coisa, assim como alguns colegas meus também o fizeram. Então, as entrevistas vão para o ar e em seguida aparecem centenas de candidatos. Mais uma vez eu digo: as empresas não param de contratar. Há épocas em que há mais ou menos contratações, mas não param. O mundo não para porque é final de ano. Até posso concordar que para certas coisas, o ano só começa depois do carnaval em nosso país, mas para o trabalho, não. E já que é assim, fica até mais fácil procurar emprego, as vagas estão ai e a concorrência é menor. Mas corra, porque janeiro chegou e janeiro começa com tudo!!!

Feliz ano novo!!!

Veja abaixo os vídeos de duas matérias sobre o assunto, onde dei uma breve entrevista.