ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

domingo, 31 de janeiro de 2016

DESEMPREGO - Um filme de terror que demora a acabar

Outro dado assustador apareceu na PME – Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE. Além de o desemprego ter aumentado de forma alarmante em 2015, proporcionalmente, o número de empregadores que deixaram de existir foi maior que o de postos de trabalho.

Isso é muito preocupante já que o problema que surge não é apenas o de postos de trabalho fechando e sim o número de empresas fechando. Embora a maioria dessas empresas sejam micro e pequenas, grandes empresas também estão fechando suas portas também. Isso pode denotar que a crise não é passageira. O empreendedor vem perdendo o seu fôlego e “pisar no freio” não adianta. Muitos estão morrendo.


É uma crise sem precedentes já que não há uma “luz no fim do túnel”. As barbaridades que são cometidas na condução das políticas econômicas do país não têm fim, além do quadro político que mais parece um filme de terror (embora esse tenha hora para acabar). Analistas afirmam que se algo de positivo fosse feito agora a fim de colocar a economia efetivamente nos trilhos, só começaríamos a sentir os efeitos em 2017. Como aparentemente não estamos vendo nada que possa mudar o atual estado das coisas, preparem-se para tempos difíceis.