ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

sábado, 21 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL !

DESEJO AOS AMIGOS E LEITORES DO BLOG "O MUNDO DO TRABALHO" UM NATAL ILUMINADO, REPLETO DE AMOR E PAZ
FELIZ NATAL

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

DESEMPREGO EM QUEDA??? Não é bem assim...

Acaba de ser divulgado pelo IBGE o índice de desemprego em novembro. Foi o mais baixo do período, apenas 4,6%.
Ora, que boa notícia!!!! Mas há aqui uma contradição já que a economia brasileira está patinando, desacelerada, baixo crescimento, com PIB baixo, baixíssima criação de novos postos de trabalho e previsões nada alvissareiras para 2014. Como pode, então, o desemprego cair?
A resposta não é tão difícil: Menos pessoas estão em busca de emprego.
Então surge outra pergunta não tão simples para ser respondida: Porque menos pessoas estão desistindo do mercado de trabalho? São duas as principais hipóteses e que vêm ao mesmo tempo: 1. Jovens que retardam sua entrada no mercado de trabalho (incluindo aqueles que fazem isso para aumentar seu tempo de estudo e aqueles que simplesmente não desejam entrar no mercado no momento, conhecidos como “nem-nem”, nem trabalham nem estudam); 2. O desemprego por desalento, onde o indivíduo deixa de procurar emprego em virtude de dificuldades de diversas ordens, principalmente a de buscar oportunidades e competir.
Outras razões também podem ter peso nessa situação, mas não é tão simples identificar. O que sabemos é que embora pareça uma boa notícia, o índice divulgado está longe de demonstrar mercado aquecido, ao contrário, mostra problemas sérios, uma bomba que pode explodir lá na frente.

Uma coisa é certa: Bom nível de emprego se faz com economia aquecida. Sem isso, o mercado de trabalho não se sustenta.


Por: Nelson Miguel Junior