ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

sexta-feira, 19 de junho de 2015

O FECHAMENTO DE POSTOS DE TRABALHO CONTINUA

O CAGED apontou o fim de mais de 115 mil postos de trabalho em maio. É o pior número de um mês de maio da série histórica, ou seja, desde 1992. 

De todos os setores, apenas a Agricultura se manteve estável. A Indústria e a Construção apresentaram o maior número de postos de trabalho fechados. Também é a primeira vez que há fechamento de postos de trabalho no mês de maio. Nem mesmo o setor de Serviços, que normalmente é uma reserva de empregos, se safou da paralização da economia.

Uma pesquisa realizada pela Reuters com especialistas, apontou uma projeção (média) de que no mês de maio haveria o fechamento de 38 mil postos, mas a realidade apresentou 115 mil postos. A Indústria apresentou o pior resultado em 13 anos. 

Os caminhos da economia escolhidos pelo governo, com forte incentivo ao consumo, baixo investimento em Infraestrutura e inovação (sem contar a educação básica), sem sustentabilidade e equilíbrio fiscal, só poderia ter como consequência os problemas graves que apenas começam a aparecer, como estagnação da economia com desemprego e alta da inflação.