Devemos ter em mente que o seu currículo é só mais um entre centenas que aquele empregador está recebendo. Deste modo você deve fazer algo para que o seu chame a atenção do selecionador.
O currículo tem de ser visualmente atrativo, organizado e sem erros de gramática. Isso já é um começo. Visualmente atrativo não quer dizer enfeitado, paramentado de penduricalhos, coloridos... Quer dizer limpo e claro para os olhos. Se apenas um desses pontos não forem observados, dê adeus à sua chance de que ao menos leiam. O currículo deve ser planejado e montado com atenção, mostrando com clareza o seu histórico profissional e como se desenvolveu esse histórico. Não basta apenas descrever suas experiências. O currículo tem que provocar no selecionador o entendimento sobre sua vida profissional e o interesse em chamá-lo para a entrevista.
Deve ainda mostrar seus conhecimentos e habilidades e ser direcionado para a empresa, para aquela função que a empresa está contratando. Não inclua o que não tiver relevância ou não esteja ligado ao cargo a que está se candidatando. Destaque aquilo que pode significar um diferencial e que pode pesar a seu favor, para que seja você o escolhido.
Não coloque sua foto, mesmo que acredite que isso vai embelezar seu currículo. Esqueça informações como número do RG e CPF. Não ultrapasse duas páginas, pois além do selecionador não ter tempo para ler tudo, evita o desperdício de papel. Usar papel reciclado pode ser de bom tom. Não coloque cursos, seminários e palestras que participou se não agregarem valor, ou seja, que não estão ligados à atividade pretendida.