Muito se sabe que trabalhadores
sofrem e são prejudicados constantemente pela falta de comprometimento e
responsabilidade das empresas com os direitos trabalhistas. Um dos que mais
geram problemas na justiça do trabalho, sem dúvidas, é a questão das horas extras
realizadas pelos colaboradores.
Isso porque, existe uma lei
determinada pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – que afirma que o
trabalhador deve ter a jornada de trabalho equivalente a oito horas diárias,
sendo 44 horas semanais. No entanto, existem áreas e segmentos que podem sofrer
alterações, como no caso dos bancários.
Os bancários devem trabalhar seis
horas por dia e completar 30 horas semanais, caso não tenham cargo de
confiança. Dessa forma, todos aqueles que ultrapassarem esse período e
trabalhem horas extraordinárias devem receber o pagamento por estas. Caso a
empresa se negue a pagar, o empregado deve o quanto antes ir em busca de um advogado trabalhista
O advogado trabalhista além de
defender esse direito, irá analisar o contrato de trabalho, bem como, entrar em
acordo com o contratante para que todas as questões sejam acertadas e ninguém
seja prejudicado. Portanto, todos aqueles que tiverem seus direitos violados
pela empresa, devem buscar apoio profissional para que tenham melhores
condições de trabalho e não percam a motivação.
Ruth Marques
GRR Advogados - www.grradvogados.com.br