segunda-feira, 16 de setembro de 2013

EVENTO: FESTEMP 2013 - Festival de Empreendedorismo



Acontece nos próximos dias 25 e 26 de setembro o FESTEMP 2013, o maior evento de empreendedorismo realizado no país, onde por 48 horas ininterruptas acontecerá uma série de ações como concursos de investimento anjo, networking, rodadas de negócios, mentorias, palestras, gincanas empreendedoras, arena de aceleração, dentre outras.

O evento reúne startups, empreendedores, executivos, universitários, pesquisadores, etc. a fim de preparar líderes globais e experimentação da cultura empreendedora.

O evento é uma iniciativa do SENAI e FIESP e acontece no Parque Anhembi em São Paulo, das 8h às 21h.  A inscrição é gratuita. 

A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios realiza uma promoção para os empreendedores, com a possibilidade de ganhar um espaço na revista. Basta contar sua história em 3 minutos e se a sua for a melhor, você ganha.

Informações e Inscrições :

QUER SER UM EMPREENDEDOR ?



Nas décadas de 80 e 90, principalmente no auge da crise do emprego, com mudanças importantes nos meios de produção e economia instável, criou-se uma expectativa em muitas pessoas de tornarem-se patrões, ter seu próprio negócio e não depender dos empregos. Aprimorou-se o conceito de empreendedorismo e novas oportunidades surgiram no mercado com a estabilização econômica a partir do Plano Real.
Havia uma massa de trabalhadores desalojados de suas atividades, como no setor metalúrgico, que mudou radicalmente e colocou muitos à margem do emprego. Já não existiam oportunidades de trabalho naquilo que sabiam fazer e para ingressar em outra atividade teriam que competir com outra massa de trabalhadores experientes naquelas atividades. Época difícil!
Portanto, nesta fase da história, existiam os empreendedores natos, aqueles com o “tino comercial” no sangue (como se dizia antigamente) e um novo grupo, formado daqueles que se viam sem lugar no mundo do trabalho e que desejavam ter seu próprio negócio.  Isso era algo muito interessante, pois além de satisfazer alguns sonhos pessoais diminuía a pressão por empregos.
Muitos investiram suas economias, suas indenizações trabalhistas em algum tipo de empreendimento, desde um carrinho de pipoca até uma pequena indústria. A maioria não sobreviveu, perderam suas economias e ficaram ainda sem emprego. Mas porque isso aconteceu? Claro, foram muitos os motivos, mas basicamente uma mistura de ignorância com falta de planejamento. Muitos pensaram que uma boa ideia bastava, mas não funciona assim.
Não se pode esquecer que empreender envolve muita coisa e principalmente riscos. Parte do sucesso de um empreendimento consiste em realizar um ótimo planejamento e assim diminuir tais riscos e quanto menos riscos maiores as chances de sobreviver em longo prazo e obter sucesso.  O empreendedor deve pensar no tipo de negócio em si, se há viabilidade, público (clientes), custos, etc. Cito um exemplo básico, com um pensamento um tanto simplista, mas que ilustra o que digo: Se você pretende abrir uma cafeteria, quantas xícaras de café devem ser vendidas por dia para cobrir todos os custos e ainda obter lucro? Conheço vários exemplos. Um exemplo interessante é de uma empresa, uma casa noturna de sucesso de público e de fracasso financeiro. Embora com casa cheia diariamente, da inauguração até o fechamento, a falta de planejamento financeiro corroeu os lucros. Não havia capital de giro e a coisa desandou.
Quero dizer com isso, que todas as etapas para consolidar um empreendimento devem ser pensadas antes, sem deixar o entusiasmo se sobrepor à razão. Um empreendimento deve ser pensado com profissionalismo e não apenas com emoção. Com bom planejamento, problemas e erros terão a possibilidade de serem sanados a tempo.
Outro importante passo para aquele que deseja empreender é obter conhecimento. Nada como conhecer um pouco de finanças, de planejamento, custos, marketing... Há no mercado diversos cursos para pequenos empreendedores, alguns gratuitos (deixarei alguns links abaixo).
Os setores de Franquias e Micro-franquias também são ótimas opções para empreendedores iniciantes, mas que do mesmo modo, exige cuidados. Toda moeda tem dois lados e investir e empreender exige sangue frio e profissionalismo.

VISITE OS LINKS ABAIXO