ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SER UM EMPREENDEDOR


Ser um empreendedor pode estar no sangue. Pessoas com essa característica são empreendedoras não só em questões profissionais ou de negócios. Mas o foco aqui é a vida profissional e por esse ponto de vista observamos que hoje em dia, muitos buscam o caminho do negócio próprio. Para aquele nasce empreendedor pode ser mais fácil buscar idéias e realizar um negócio, construir uma empresa. Todavia, isso pode não valer nada se esse empreendedor não tiver cuidados básicos para manter o seu negócio. É muito importante o planejamento em longo prazo, o cuidado com as finanças e com a administração em geral (seja um empreendimento pequeno, médio ou grande). Outro aspecto muito importante é conhecer o mercado em que irá atuar. A falta de conhecimento pode afundar o negócio rapidamente. 
Por outro lado, muitas pessoas podem não ter “nascido” empreendedoras, ou nunca haviam pensado nisso antes. Muitos desistem do mercado formal de trabalho, do seu emprego, com o sonho de ter seu próprio negócio. Essas pessoas costumam montar uma empresa, investir as suas economias, baseadas apenas em seu entusiasmo momentâneo e assim tornam-se grandes candidatas ao fracasso.
Portanto, tanto aqueles que têm o empreendedorismo “nas veias” quanto àqueles que tornar-se-ão empreendedores, devem estar muito atentos em como conduzir e construir o seu negócio. Estudar e avaliar o mercado, construir um plano de negócios, aprender sobre administração e finanças são passos básicos para o sucesso do negócio.