Há
algum tempo, participando de um evento sobre mercado de trabalho e geração de
renda, falamos sobre o tema Empreendedorismo.
O Empreendedorismo nada mais é do que “ter o próprio negócio”. Mas chamamos
“empreendedorismo” algo um pouco além disso, que é o próprio negócio
acompanhado de conhecimento e práticas de gestão empresarial. Sabemos que
muitos negócios não sobrevivem ao primeiro ano exatamente por ser fundamentado
apenas na vontade do empreendedor.
Assim,
sempre que falamos sobre o tema, somos obrigados a falar sobre planejamento,
gestão administrativa, financeira e outros pontos fundamentais que podem
determinar o sucesso ou não do empreendimento.
Mas
o que me chama a atenção é o fato que grande parte dos agentes envolvidos no
incentivo do empreendedorismo esqueceram-se disso, ou seja, esqueceram das
técnicas e práticas empresariais, focando quase que exclusivamente nos aspectos
motivacionais. É claro que o empreendedor necessita de muita coragem,
autoconfiança e motivar-se a cada dia diante das dificuldades que aquele que
tem seu próprio negócio enfrenta, mas somente esses aspectos não levarão ao
sucesso tampouco à sobrevivência da empresa. Fizemos um teste simples e
buscamos no Google sobre “empreendedorismo” e nos apareceu uma relação de sites
onde boa parte tratava o tema assim como estamos dizendo, muito de “motivação”
e pouco de “gestão de negócio”.
Empreendedorismo
transformou-se em uma moda, muito mais do que a necessidade ou vontade de
empreender. Um deles apresentava uma lista com “10 práticas para fazer de sua
empresa um sucesso” e todas as 10 eram “motivacionais”. Nenhuma delas falava
sobre Planejamento, Plano de Negócios, etc. Há aproximadamente dois anos estive
em um evento sobre Empreendedorismo, onde aconteceram quatro palestras, sendo
três proferidas por empresários, contando seus cases de sucesso, recheados de “suor” e alguma inspiração. A quarta
palestra foi realizada por um consultor na área de empreendedorismo, certamente
com muito conhecimento, mas que focou mais uma vez no aspecto motivacional.
Há
entidades de apoio ao empreendedorismo que fazem uma abordagem correta,
orientando e mesmo ensinado aquelas pessoas que querem se lançar como donos do
próprio negócio. Alguns têm mais facilidade e características pessoais que
favorecem o empreendedorismo, mas muitas pessoas tornam-se empreendedoras por
força das circunstâncias como a perda do emprego, por exemplo, e que para
sobreviver investem suas reservas em um negócio. Tanto essas pessoas como as
que têm o empreendedorismo “no sangue”, precisam de muito mais do que incentivo
e motivação. Precisam de conhecimento e estudo daquilo que pretendem fazer.
O
entusiasmo, a motivação e a autoconfiança são fundamentais para o empreendedor,
mas a técnica empresarial, o conhecimento, o planejamento, a estratégia, dentre
outros, são fundamentais para o empreendimento. Equilíbrio correto aqui é o
fundamental para o empreendedor e para seu empreendimento.