ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

MERCADO DE TRABALHO – PROFISSIONAL EMPREGADO TEM PREFERÊNCIA EM RECEBER PROPOSTA DE EMPREGO (?)

Certa ocasião aqui no blog e em várias palestras de orientação que realizamos, tivemos a oportunidade de afirmar que quanto mais tempo um profissional fica fora do mercado de trabalho, maior será a dificuldade para a recolocação. Assim, alertamos aqueles que estão em busca de trabalho, que mesmo temporariamente fora do mercado de trabalho, devem estar sempre se atualizando e planejando suas ações em busca da oportunidade de trabalho.

Uma pesquisa realizada pela WorkPlace Trends nos Estados Unidos apontou que 80% dos recrutadores consultados buscam em primeiro lugar aqueles profissionais que já estão empregados. O motivo, segundo quase a metade dos profissionais de Recursos Humanos, é que esses profissionais, por estarem ativos, têm mais experiência e estão mais abertos a novos desafios, enquanto o desempregado está preocupado em conseguir rapidamente um novo emprego para pagar as suas contas (desafio profissional X necessidade).

Pesquisa semelhante ainda não foi realizada no mercado de trabalho brasileiro, mas alguns especialistas acreditam que isso pode estar acontecendo por aqui. Conforme mencionamos no início, aquele que está há mais tempo fora do mercado encontrará maior dificuldade e se pensarmos no caminho inverso, podemos considerar que aquele que acaba de perder seu emprego e principalmente aquele que está empregado terão as melhores chances de uma nova oportunidade. Todavia, estamos apenas especulando o grau dessa situação, pois muitos selecionadores preferem aqueles que estão disponíveis, que podem ser contratados de imediato. Talvez, a busca por um profissional que esteja empregado possa ocorrer apenas em determinada camada de profissionais, como altos executivos ou técnicos especializados.


Do ponto de vista do profissional, este sempre tem em mente o seu crescimento, a ascensão em sua carreira e assim, aberto a convites de outros empregadores. Da mesma forma que uma empresa pode demitir, seja por qual motivo for, o profissional também pode se desligar da empresa por uma opção melhor. O bom profissional é escolhido mas também tem a oportunidade de escolher.



Fontes:

http://estilo.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2016/11/14/na-hora-de-contratar-empresas-valorizam-mais-profissional-ja-empregado.htm