ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

quarta-feira, 4 de março de 2015

PRODUTIVIDADE: O Brasil só é melhor que a Bolívia na América Latina

O Brasil tem a penúltima posição em PRODUTIVIDADE entre todos os países da América. É um número negativo alarmante. E a coisa só tem piorado ano a ano. De forma simplista, podemos dizer que os principais fatores que colocam o país nessa situação é a falta de estrutura e o baixo preparo dos trabalhadores.


A produtividade de um país é calculado da seguinte forma:


Produto Interno Bruto
_________________________

Número de pessoas empregadas

Mas na verdade são vários os fatores que influenciam no cálculo da Produtividade, como salários, jornada de trabalho, tecnologia, economia, entraves burocráticos e outros. O fundamental para ter um país produtivo é promover o equilíbrio desses fatores.

A baixa produtividade brasileira não tem relação com trabalhadores preguiçosos, por exemplo. Não é a falta de qualidade do trabalho da pessoa que determina a baixa produtividade e sim os fatores mencionados anteriormente.  Há várias formas não sustentáveis para melhorar esse índice, como por exemplo, reduzir os custos de produção por meio de redução de salários ou aumento de jornadas, mas isso causaria um enorme prejuízo em curto prazo. Por isso, formas artificiais não resolvem o problema. O País só pode evoluir resolvendo seus problemas básicos de infraestrutura e educação básica.

Muitas empresas tem dificuldade em contratar, mesmo para funções elementares, pois muitos trabalhadores, por problemas de educação fundamental, tem dificuldade de ler, apresentar raciocínio lógico ao escrever e ainda não conseguem interpretar um texto, entender uma instrução. Assim, como introduzir esse trabalhador em um ambiente mais tecnológico? O baixíssimo investimento em estrutura básica e educação são os principais fatores que colocam o Brasil nessa humilhante posição.

Por: Nelson Miguel Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário