ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

sábado, 30 de outubro de 2010

A ESCOLHA DA PROFISSÃO OU COMO ESCOLHER O CURSO SUPERIOR?

É um fato que o jovem que pretende ingressar em um curso superior passa por um dilema, já que é um momento em que deve pretender escolher uma profissão para o resto da vida, porém ele não conhece esse mundo ainda.

Nessa fase da vida ele se depara com três possíveis situações: 1) escolher um curso tradicional; 2) escolher o curso da moda e 3) escolher aquilo que gosta (ou acha que gosta).


A escolha de um curso tradicional pode representar uma maior segurança em um primeiro momento, mas a disputa por espaço no mercado de trabalho é feroz e algumas áreas estão saturadas. Já um curso da moda traz riscos maiores, pois é provável que não haja tanta demanda no mercado para novos profissionais quanto parece. Agora, fazer o que gosta, pode ser um fator muito importante para o sucesso. Seja um curso tradicional, um curso da moda ou mesmo um curso que poucos ouviram falar.


Em qualquer situação, o jovem só terá sucesso se nesse processo, durante esse caminho, descobrir que acertou na escolha da profissão e dedicar-se para ser o melhor.


Lembre-se que na disputa pelo espaço no mercado de trabalho, valerá o conhecimento, o talento, as atitudes e o comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário