E lá se vão 20 anos de luta para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho! Eu particularmente tenho minhas ressalvas para cotas e reservas de mercados, mas neste caso a cota é justa e necessária. A Lei 8.213 não apenas veio para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mas promover uma mudança cultural na sociedade brasileira em relação às pessoas com deficiência.
Não só é necessário mudar a cultura dos empregadores, como a cultura dos próprios deficientes e seus familiares. Muitos são superprotegidos por seus parentes desde pequenos e fazem acreditar que ele é uma pessoa limitada. Isso não é verdade.
Além do entrave cultural, há outros que a Lei de cotas e os movimentos representantes dos deficientes tentam derrubar. As barreiras físicas, tanto nas empresas quanto nas ruas e no transporte público, por exemplo, limitam a entrada de muitos deficientes no mercado de trabalho, principalmente cadeirantes e deficientes visuais. A barreira da educação também é percebida aqui, já que muitos possuem baixa escolaridade, nenhuma qualificação profissional e muito menos experiência de trabalho.
Porém, observamos que nestes 20 anos, a luta das pessoas com deficiência tem trazido resultados muito positivos. Pode ser que não na velocidade desejada, mas trouxe sim, muitos avanços.
Parabéns a todos que lutam por essa nobre causa. Parabéns para os 20 anos da Lei de Cotas para Deficientes.
Para saber mais sobre o tema, indico:
www.sorri.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário