Uma situação muito triste acontece em um dos principais centros públicos de empregos do país, o CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, que já foi referência nacional e Internacional como sistema público de emprego. Os funcionários estão sem receber salários e benefícios e isso já vem ocorrendo há alguns meses. Segundo alguns funcionários que conversamos, a coordenação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, comunicou que o problema era entre a AVAPE (contratadora) e Funcionários e que a Secretaria nada podia fazer. Além do problema em sí, a indiferença da atual gestão da SDTE, mostra como essa gestão trata uma equipe capacitada e treinada, que veste a camisa (literalmente) da prefeitura paulistana.
Devemos lembrar que essa equipe não é como uma empresa terceirizada qualquer, como uma empresa de vigilantes ou limpeza. É um trabalho especializado, em vários níveis de conhecimento e atuação, que exige muito treinamento. O problema não é só entre os funcionários e a AVAPE. O poder público, principalmente a SDTE tem obrigação de interceder para a solução do problema e não apenas adotar as medidas burocráticas e legais, como multar a AVAPE em 2,7 milhões, o que só agrava o problema.
Ex-funcionários demitidos também não estão recebendo suas indenizações e muitos acordos estão sendo descumpridos. Muitos não conseguem nem mesmo sacar seu FGTS.
Várias unidades estão paralisadas e em estado de greve. A AVAPE diz que há um problema de fluxo de caixa, o que vem provocando o problema. VAmos acompanhar e publicar os desdobramentos dessa questão
(As fotos aqui publicadas foram extraídas do grupo Avape/CAT no Facebook)
obrigado pelo apoio ...
ResponderExcluirIsso não acontece só na Secretaria da Prefeitura, isso também vem acontecendo no Estado, na SERT - Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho. Desde o ano passado os trabalhadores terceirizados contratados pela AVAPE recebem adiantamento salarial, salários, vale transporte e alimentação com muito atraso. Além disso, muitos são coagidos e desrespeitados por supervisores.
ResponderExcluir