ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

BRASIL CAI MAIS UMA VEZ NO RAKING DE COMPETITIVIDADE

A cada ano o Brasil perde posições no ranking de competitividade. Desta vez caiu da 75ª posição para a 81ª posição. Em 2014 a queda também foi grande, caindo da 57ª para a 75ª posição. O país está atrás dos outros países que compõe os BRICS (Brasil, Russia, India, China e Africa do Sul) e ainda de outros países como Ruanda, Guatemala, Vietnã e Sri Lanka. O Estudo é realizado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral e foi divulgado no último dia 4 de outubro. Dos países sul americanos, ficamos atrás do Chile, Colômbia, Peru e Uruguai. No alto do ranking estão a Suiça, Singapura, EUA, Holanda e Alemanha. Participam do estudo 138 países.
O ranking é estabelecido por 118 indicadores em 12 pilares. O Brasil despencou nos itens “Desenvolvimento do Mercado Financeiro” e “inovação”
Analistas apontam que a queda acentuada no Ranking deve-se à condução errática das políticas públicas e econômicas, à expectativa ruim dos empresários e investidores e do turbulento momento político que o país enfrentou. A Fundação Dom Cabral informa que parte do estudo, a pesquisa junto aos empresários, foi realizada entre os meses de março e maio, época de grande insatisfação e recessão econômica. A entidade analisa ainda, que para o próximo ano o país pode melhorar sua posição, já que a expectativa é de melhora do cenário político e econômico.

Um estudo dos 27 Estados da Federação feito pela EIU – Economist Intelligence Unit, o CLP – Centro de Liderança Pública e a Tendência Consultoria, que atribui nota (0 a 100) baseados em 65 indicadores em 10 pilares, apontam que o Estado de São Paulo apresentou a melhor média de nota (88,9). Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul ficaram nas posições seguintes. Outros 14 estados ficaram abaixo da nota 50. Alagoas teve a pior nota (15,9)

Fontes:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=247702
https://www.fdc.org.br/blogespacodialogo/Documents/2015/relatorio_global_competitividade2015.pdf

http://www.rankingdecompetitividade.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário