ANO XVIII
ANO XVII - Dezoito anos informando sobre o mundo do trabalho
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
A REAL SITUAÇÃO DO EMPREGO NO BRASIL DE 2025
Há mais de dez anos já escrevi aqui no blog sobre a taxa de desemprego e as metodologias do IBGE.
A atual metodologia mascara a atual situação.
Vamos lembrar que o IBGE desconsidera as pessoas que desistiram de procurar emprego, que estão vivendo de bicos ou que ainda estãono Seguro Desemprego. Ou seja, Não são consideradas DESEMPREGADAS as pessoas incluidas no Bolsa-Familia, os desalentados, os beneficiários de outros beneficios e auxílios, os informais, os subempregos, os que fazem bico e ainda os jovens que não estudam nem trabalham.
A situação do emprego é precária, enquando a propaganda mostra um país quase sem desemprego.
Um desemprego de apenas 5,4%.
Um fato pouco comentado na grande imprensa, mas de extrema gravidade, é que o numero de beneficiários do Bolsa-Família ULTRAPASSOU o número de pessoas com carteira assinada.
Veja:
CARTEIRA ASSINADA: 39,6 milhões
BOLSA-FAMILIA: 48,6 milhões
FUNCIONÁRIOS PUBLICOS: 12,9 milhões
INFORMAIS: 38,8 milhões
BENEFICIÁRIOS DO INSS: 34,2 milhões
EMPREGADORES: 4,4 milhões
quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
BALAÇO DO NÍVEL DE EMPREGO EM 2024
No ano de 2024 o IBGE apresentou resultados interessantes no nível de emprego.
A desocupação atingiu 6,1%, no ultimo trimestre fechado em novembro.
Apesar desse aparente bom resultado, é importante ressaltar alguns pontos que favorecem os números, mas que na prática apresenta algum viés, como a metodologia aplicada e o alto nível de informalidade.
Das pessoas que estão trabalhando, aproximadamente 40% atuam na informalidade, sem nenhum tipo de segurança previdenciária ou contribuição, por exemplo.
A PNAD Contínua, a metodologia utilizada pelo IBGE, considera como desempregados apenas as pessoas que estão procurando emprego no momento da pesquisa, deixando de fora aqueles que estão sobrevivendo de outras formas ou mesmo desistiram de procuram emprego por desalento.
No ano de 2024 ainda, o IBGE alterou a metodologia, provocando a possibilidade de afetar a comparação dos dados com séries anteriores. Portanto, para uma análise do ano que passou, é necessário aprofundar o estudo e compreenção para uma boa interpretação e ter possibilidade de obter resultados mais realistas com a condição do Emprego.
APROVEITAMOS PARA DESEJAR UM ÓTIMO 2025 A TODOS!
Assinar:
Comentários (Atom)

