Sempre que vou dar uma palestra para jovens ou quando os atendo no CAT, surge uma pergunta: "Se não tenho experiência, como vou conseguir trabalho ?"
Claro que existe ofertas de trabalho para jovens que estão iniciando sua vida profissional, mas a questão de ter experiência profissional é um impedimento para muitos jovens, talvez para a maioria.
Sendo assim, o que fazer para superar a falta de experiência? O que colocar no currículo?
Em primeiro lugar, o candidato tem que mostar interesse, tem que ter atitude. Tem que mostrar ao empregador, ao entrevistador que quer o emprego.
Deve ser colocado no currículo todos os conhecimentos que o candidato possui e que podem ser utilizados na atividade profissional. Por exemplo, colocar o conhecimento que tem de informática, elaboração de planilhas, etc.
É importante colocar também, qualquer atividade que tenha exercido como "bico" e que muitos não colocam por achar que não será levado em consideração.
Iniciar uma atividade voluntária é um bom caminho para ganhar a experiência. Se, por exemplo, o candidato deseja trabalhar na área administrativa, ele pode começar a fazer trabalho voluntário em uma ONG na área administrativa, no escritório, etc.
O que não se pode fazer é ficar parado esperando a oportunidade "cair no colo".
O candidato ao primeiro emprego, pode também buscar oportunidades em setores que normalmente empregam pessoas sem experiência, como telemarketing, vendas... Mesmo que não seja o emprego dos sonhos, é importante para que o candidato comece a viver um ambiente profissional, dentro de uma corporação. Nunca se deve recusar um trabalho. O importante é começar....
Muito boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário