ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Como Desenvolver um Currículo

Devemos ter em mente que o seu currículo é só mais um entre centenas que aquele empregador está recebendo. Deste modo você deve fazer algo para que o seu chame a atenção do selecionador.

O currículo tem de ser visualmente atrativo, organizado e sem erros de gramática. Isso já é um começo. Visualmente atrativo não quer dizer enfeitado, paramentado de penduricalhos, coloridos... Quer dizer limpo e claro para os olhos. Se apenas um desses pontos não forem observados, dê adeus à sua chance de que ao menos leiam. O currículo deve ser planejado e montado com atenção, mostrando com clareza o seu histórico profissional e como se desenvolveu esse histórico. Não basta apenas descrever suas experiências. O currículo tem que provocar no selecionador o entendimento sobre sua vida profissional e o interesse em chamá-lo para a entrevista.

Deve ainda mostrar seus conhecimentos e habilidades e ser direcionado para a empresa, para aquela função que a empresa está contratando. Não inclua o que não tiver relevância ou não esteja ligado ao cargo a que está se candidatando. Destaque aquilo que pode significar um diferencial e que pode pesar a seu favor, para que seja você o escolhido.

Não coloque sua foto, mesmo que acredite que isso vai embelezar seu currículo. Esqueça informações como número do RG e CPF. Não ultrapasse duas páginas, pois além do selecionador não ter tempo para ler tudo, evita o desperdício de papel. Usar papel reciclado pode ser de bom tom. Não coloque cursos, seminários e palestras que participou se não agregarem valor, ou seja, que não estão ligados à atividade pretendida.

Um comentário:

  1. Oiii Nelson

    Se todas as pessoas seguissem essas dicas para os profissionais que trabalham com seleção iria ser muito bom, pois por mais que as dicas para fazer um bom curriculo estejam em todos os lugares,eu mesma já coloquei varios artigos sobre isso no meu blog, mas mesmo assim as pessoas ainda pecam muito na hora da mandar um CV para uma empresa. Eu mesma já deixei de convocar candidatos apenas por causa do curriculo, parecia um convite de festa. :)
    Abraços e parabens pelo blog

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário