ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

quinta-feira, 16 de março de 2017

CAGED DIVULGA CRIAÇÂO DE EMPREGOS EM FEVEREIRO. Está acabando o ciclo de desemprego?

Após 22 meses de resultados negativos, o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) registrou um saldo positivo para o mês de fevereiro. Foram criadas 35,6 mil vagas de emprego, resultado que, se mantido para os próximos meses, poderá estar apontando para uma recuperação econômica e dos empregos.

Os setores que apresentaram saldo positivo nas contratações foram o de Serviços, Público, Agropecuária, Indústria de Transformação e Serviços Industriais de Utilidade Pública. Porém, o comércio ainda está sofrendo os efeitos da crise e diminuindo os postos de trabalho, assim como o setor de Construção e Mineração.

Devemos lembrar que o CAGED só considera o emprego formal, ou seja, com carteira assinada. O resultado das demais pesquisas de emprego deverá ser aguardado para termos uma noção mais ampla da tendência do mercado de trabalho, se há indício de recuperação ou ainda não.


O Brasil tem 13 milhões de desempregados e ainda demorará para termos um quadro satisfatório no mercado de trabalho. É muito cedo para ficarmos entusiasmados com a notícia, mas por outro lado podemos manter a esperança de que o país possa estar próximo do início da recuperação econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário