ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

sábado, 14 de janeiro de 2012

A FALTA DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Na sexta-feira (dia 13) dei uma entrevista para o programa Manhã Gazeta e participei também do programa Clipping Eletrônico, onde conversamos sobre a questão do mercado de trabalho atual, onde há um descompasso no Brasil entre a oferta de vagas e a disponibilidade de mão de obra. Nesse programa, que teve além da minha participação, a presença da Rosana Santa Barbara, consultora de Recrutamento e Seleção, discutimos o problema de que grande parte das vagas disponíveis não são preenchidas. Sabemos que isso ocorre por uma série de motivos. Em uma postagem anterior, sobre o aumento da oferta de oportunidades de trabalho para pessoas sem experiência, falei um pouco sobre isso (Leia na postagem do dia 4 de janeiro). Mesmo com o aumento da oferta de vagas sem experiência, muitas áreas não podem contratar dessa forma. Precisamos muito de técnicos bem preparados e bem formados, e isso o Brasil não tem em número suficiente para atender a atual demanda. O Brasil terá grandes problemas em função disso e me parece que não tem sido empreendido grandes esforços para isso. Técnicos que estão no mercado também não estão se atualizando como deveriam. A necessidade tem crescido muito mais do que a velocidade em que técnicos são formados e isso pode causar um colapso na produção do país.

A Revista EXAME publicou uma matéria (edição 989 - abril de 2011) que dizia que nos próximos 5 anos o Brasil precisará de nada mais, nada menos que 8 milhões de profissionais qualificados. Já se passou quase um ano dessa publicação e pouco mudou. Ainda estamos debatendo o mesmo problema e observamos apenas avanços rudimentares. Será que chegaremos ao apagão de mão de obra qualificada? É uma boa oportunidade para atualizar-se naquilo que faz e ainda preparar-se para novas oportunidades de trabalho. Lembre-se ainda que novas tecnologias são desenvolvidas e aplicadas a cada dia. Estudar e melhorar a sua formação escolar e profissional será o melhor caminho para o mercado de trabalho.

Os vídeos das entrevistas ainda não estão disponíveis (programa Manhã Gazeta da Claudete Troiano e o Programa Clipping Eletrônico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário