ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

quinta-feira, 8 de março de 2012

PANORAMA ATUAL DA PRESENÇA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

O DIEESE e a Fundação SEADE divulgaram ontem a pesquisa “Mulheres no Mercado de Trabalho da Região Metropolitana de São Paulo”, que mostrou a oitava queda consecutiva no índice de desemprego feminino, caindo de 14,7% em 2010 para 12,5% em 2011. Esse estudo mostra que o número de oportunidades de emprego para as mulheres foi maior do que para os homens nesse período. O setor de SERVIÇOS foi o mais importante para esse crescimento, seguido pelo comércio. Apesar disso, a participação da mulher no mercado de trabalho representou uma alteração quase insignificante, passando de 45,3% para apenas 45,5%. Uma boa notícia é que o ganho médio da mulher subiu 2,4% em 2011 em relação a 2010.

A desaceleração da economia brasileira nos últimos meses começa a se fazer visível, como podemos perceber na queda em mais de 21% nas vendas da construção e queda na produção de automóveis. Este reflexo não foi muito diferente para as mulheres, já que houve um recuo na participação das mulheres da Região Metropolitana de São Paulo de 56,2% para 55,4%, queda que não acontecia de 2009.

Outro assunto importante relativo às mulheres no mercado de trabalho é a aprovação na data de ontem pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa do Senado Federal do Projeto que determina a pena de multa para a empresa que pagar salário menor para a mulher em relação ao homem que realiza as mesmas funções. Em estudo realizado pelo IBGE as mulheres recebem em média no Brasil 30% a menos do salário de um homem que realiza a mesma função e sob as mesmas condições.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES PARA TODAS AS GUERREIRAS DESTE PAÍS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário