ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

domingo, 12 de maio de 2013

O que faz o nível de emprego crescer ou decrescer é em primeiro lugar o nível do crescimento econômico


Como sempre digo, o que faz o nível de emprego crescer ou decrescer é em primeiro lugar o nível do crescimento econômico. Já há algum tempo o nível de emprego na indústria vem patinado e muitas vezes caindo. Isso é uma contradição em um país que diz estar em um período de crescimento e “pleno emprego” (o que considero uma falácia, tanto conceitualmente como também em critérios estatísticos). Esses indicadores são, em minha modesta opinião, um “termômetro” para mostrar as condições dos caminhos que estamos trilhando. Outro ponto extremamente perigoso para nossa economia é o grande aumento da dívida pública nos últimos anos. Essa conta será cobrada dos brasileiros em breve.
A consultoria EIU (Economist Intelligence Unit) acaba de divulgar um estudo onde o desempenho da Indústria no Brasil em 2012 foi o pior entre as 25 nações emergentes, incluindo economias da América Latina. Esse dado demonstra claramente que a situação econômica do Brasil, embora pareça estar passeando em céu de brigadeiro, na verdade está sendo calçada em terreno arenoso. Vide a inflação que está em nível extremamente perigoso. Um risco para os empregos e para o bolso dos trabalhadores brasileiros.
Os trabalhadores estão tranquilos hoje, já que seus empregos parecem estar garantidos. Mas até quando terão essa garantia?

Por: Nelson Miguel Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário