ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

OS RUMOS DO EMPREGO EM 2019

Imagem relacionadaNos últimos anos vivemos uma das piores, se não a pior, crise econômica da história do Brasil e como conseqüência níveis altíssimos de desemprego. Os governos mergulhados em corrupção, incompetência e com viés ideológico, provocaram em total desarranjo econômico e certa insegurança jurídica e com isso a atividade econômica se estagnou, os investimentos cessaram e o desemprego aumentou.

Os efeitos para a sociedade e para o país são devastadores, onde a reconstrução, se tudo correr bem e for feita de modo sustentável, se dará apenas em longo prazo.

As eleições podem começar a pacificar o “mercado” e de alguma forma trazer calma à economia e alguma estabilidade. Porém a situação política é bastante complexa, onde os dois candidatos que disputam a presidência não representam de forma majoritária as aspirações da sociedade brasileira. Um dos candidatos representa uma posição majoritariamente rejeitada pela população, já que está mergulhado nos problemas de corrupção e incompetência. O outro candidato é uma incógnita e representa posições conservadoras e politicamente incorretas. Ao que tudo indica, segundo as pesquisas (estamos há sete dias das eleições) o candidato conservador será o escolhido, nem tanto por suas qualidades mas principalmente pelos defeitos do adversário. A população e o “mercado” parecem que já escolheram e escolheram aquele que, mesmo com seus problemas, supostamente oferecerá as melhores chances de uma estabilidade econômica e a possível retomada dos empregos.

Essa definição que ocorrerá nos próximos dias poderá indicar o início da retomada do crescimento econômico que, como sempre dizemos aqui, é o único caminho para o crescimento do mercado de trabalho. A estabilidade política deverá trazer consigo a estabilidade econômica e os investimentos represados. Mas mesmo assim, esse processo será lento e de acordo com a certeza de que o país está no caminho correto.


Então, o que podemos esperar para o mercado de trabalho em 2019? Acredito que podemos esperar uma retomada lenta e que pode se acelerar com as indicações dos caminhos que o novo governo fará para a economia. Devemos ainda ter muita cautela e alguma esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário