ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

terça-feira, 4 de novembro de 2008

PESQUISA BID - BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO

Uma pesquisa publicada na semana passada realizada pelo BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento na América do Sul, apontou um problema muito grave: a péssima qualidade da educação e as consequências desse problema.

O estudo realizado sobre esta pesquisa nos países da América do Sul, apontou que no Brasil, 70% dos jovens não possuem condições de competir por um lugar no mercado de trabalho, devido ao seu baixo nível de estudo e qualificação.

O mercado de trabalho é muito competitivo, e aliando o baixo nível de educação com uma falta de seriedade por parte dos jovens em relação ao estudo e seu desenvolvimento, criam uma situação dramática: Eles não conseguem entrar no mercado de trabalho. Muitas atividades exigem algum nível de conhecimento, mesmo as "braçais". Cito por exemplo, que não basta mais o ensino fundamental para se obter uma vaga de auxiliar de limpeza. Um manobrista precisa ter conehcimento de informática, o básico pelo menos.

O mercado de trabalho está carente de profissionais preparados, sobram vagas para profissionais bem preparados e técnicos, tanto de nível médio como superior. Para que essas vagas sejam preenchidas, nossos jovens tem de procurar seu desenvolvimento, seu aprimoramento. A dica é: estudem e aprendam, e aprendam de verdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário