ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CURIOSIDADES DO MUNDO DO TRABALHO

Duas situações estão na cultura das pessoas que buscam emprego: A primeira é que "dia de procurar emprego é segunda-feira" e a outra é "não tem emprego no final do ano".

Um comportamento recorrente das pessoas em situação de desemprego é sair em busca do emprego na segunda-feira, pois acreditam que nos outros dias as vagas já estão preenchidas. Um engano. Os postos do sistema público de emprego, assim como agências de emprego lotam na segunda e terça feira e vai decaindo o volume de presença nos outros dias da semana. Sexta feira é uma beleza!!! Não tem filas, o atendimento é rápido...

De onde será que vem esse pensamento? Provavelmente, devido ao fato de que até alguns anos atrás, os cadernos de emprego dos jornais eram enormes e eram publicados no domingo.

No sistema público de emprego, as vagas estão disponíveis todos os dias, as empresas não param de contratar porque é quinta ou sexta feira. Portanto, se você está em busca de em emprego, hoje é o dia de sair procurando, mesmo que seja sexta feira.

A outra situação é que quando começa o mês de dezembro, ninguém mais sai pra procurar emprego, pois acham que as empresas não estão mais contratando, estão entrando em férias coletivas e assim por diante. Ora, pode até parar as contratações de mão de obra temporária para o final de ano, no comércio principalmente, mas as empresas de todos os setores continuam trabalhando, produzindo, comprando, vendendo, etc.

Nesta época, inclusive, é um momento propício para procurar a sua vaga, pois a concorrência é menor e sobram vagas. É uma boa hora pra você abrir uma porta no mercado de trabalho.

Um comentário:

  1. Esse lance dos dias na semana pra procurar emprego é sensacional. É uma coisa simples mas que a grande maioria das pessoas não se liga. A gente também falou sobre isso no vídeo que fizemos com curiosidades sobre o Trabalho:
    https://www.youtube.com/watch?v=wvjzHgYZupg

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário