ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

quinta-feira, 20 de junho de 2013

ENTREVISTA COM O SUPERINTENDENTE REGIONAL DO TRABALHO no Estado de São Paulo

Realizamos nesta semana uma entrevista exclusiva com o novo Superintendente Regional do Trabalho no Estado de São Paulo, Sr. Luiz Antonio de Medeiros Neto, que falou sobre os desafios e projetos da SRTE.

O MUNDO DO TRABALHO – Sr. Medeiros, obrigado por nos conceder essa entrevista e desejamos uma excelente gestão. Para iniciarmos nossa conversa, vamos falar um pouco de sua trajetória.

Luiz Antonio de Medeiros- Em toda a minha vida busquei e briguei por direitos para os trabalhadores em movimentos sindicais, no legislativo e no poder executivo. Presidi a Força Sindical, atuei como Deputado Federal, assumi o comando da Secretaria de Relações do Trabalho, atuei como secretário adjunto na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em São Paulo, e agora, recentemente empossado pela presidente Dilma para assumir o comando da Superintendência Regional do Trabalho/SP.

O MUNDO DO TRABALHO - Quando foi que o senhor assumiu ao cargo e como foi a receptividade da equipe da SRTE?  

Luiz Antonio de Medeiros - Fui nomeado dia 20 de maio pela Presidente Dilma para assumir. No dia 21 assumi minhas responsabilidades na Superintendência, onde fui muito bem recebido por todos.

O MUNDO DO TRABALHO - Como o senhor encara esse novo desafio?


Luiz Antonio de Medeiros - Encaro como mais um importante desafio de continuar brigando pelos direitos dos trabalhadores, junto com a minha equipe de fiscais, administrativo, buscando que todas as empresas do estado cumpram as leis trabalhistas, garantindo todos os direitos da CLT. As que não cumprirem deverão ser penalizadas. Mas, mantendo sempre o diálogo com os sindicatos patronais e dos trabalhadores para ajudar neste importante desafio.  

O MUNDO DO TRABALHO – Já podemos falar sobre quais são os projetos na sua gestão?


Luiz Antonio de Medeiros Reativação do Conselho Sindical; Aumentar os esforços nos serviços prestados pela Superintendência e nossas 26 gerências espalhadas pelo estado de SP; Aumentar a fiscalização; Ampliar os canais de diálogo com as empresas, com os trabalhadores e com os sindicatos. Realização de seminários e eventos temáticos do mundo do trabalho: trabalho infantil, lei de cotas para deficientes, assédio no trabalho, trabalho doméstico, com objetivos de conscientização e de prevenção.

O MUNDO DO TRABALHO - Como será a relação da SRTE-SP junto ao sindicato dos auditores fiscais? 

Luiz Antonio de Medeiros - Ótima, integrada, ouvindo as demandas e trabalhando em conjunto.


O MUNDO DO TRABALHO - Como o senhor pretende lidar com a questão do reduzido número de auditores fiscais no Estado de São Paulo para cobrir todas as demandas?

Luiz Antonio de Medeiros - Do ponto de vista político, fazendo gestões junto ao Ministério do Trabalho para a realização de mais concursos públicos.  Administrativamente, prestigiando a fiscalização, a segurança e saúde do trabalhador por projetos, ou seja, priorizando os temas mais abrangentes que envolvem os mais diversos seguimentos das atividades econômicas do estado de São Paulo.
  
O MUNDO DO TRABALHO - Quais são as metas traçadas para este ano?


Luiz Antonio de Medeiros - Combater a precarização das relações de trabalho e diminuir a informalidade, direcionar todos os esforços no combate ao trabalho escravo, trabalho infantil, degradante e inseguro.

O MUNDO DO TRABALHO - Como o senhor avalia a questão da eliminação dos riscos no ambiente de trabalho?

Luiz Antonio de Medeiros - Questão primordial para que seja dada toda a atenção. A meta é reduzir os acidentes exigindo das empresas a adoção de medidas protetoras e de prevenção. 

 O MUNDO DO TRABALHO – Recentemente, o Governo do Estado de São Paulo aprovou uma lei para combater o trabalho escravo no Estado. Quanto à essa questão, quais as ações para erradicá-lo?

Luiz Antonio de Medeiros - Fiscalização rigorosa, articulada e parceria com os segmentos econômicos envolvidos na busca da erradicação do trabalho escravo.


O MUNDO DO TRABALHO - A SRTE-SP tem algum trabalho de conscientização para a sociedade?

Luiz Antonio de Medeiros - O trabalho de conscientização é feito através da participação da SRTE/SP em diversos eventos e em parceiras com outros órgãos. No âmbito da fiscalização, por exemplo, pessoas com deficiência, convocação das empresas para cumprimento da Lei de Cotas antes da autuação. Porém, ainda há muito que ser feito. Sem dúvida, a conscientização é melhor do que a autuação.


O MUNDO DO TRABALHO Quais são os serviços para o trabalhador realizados pela Superintendência do Trabalho?

Luiz Antonio de Medeiros - Concessão de seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho para estrangeiro, registro profissional, homologação de rescisão contratual e orientação ao público.


O MUNDO DO TRABALHO – Muito obrigado pela entrevista, e esperamos poder divulgar mais as ações da SRTE SP

Entrevista concedida a Nelson Miguel Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário