ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

UM NOVO MOMENTO DE AUSTERIDADE PARA AS EMPRESAS



Com o novo momento da economia brasileira, as empresas começam a adotar novas medidas. Algumas simplesmente demitem funcionários para reduzir custos. Outras preferem usar estratégias diferentes e inteligentes para melhorar o desempenho da empresa, seja quanto aos custos, seja quanto aos funcionários. As empresas que demitem, o fazem de modo geral, ou por ser a solução mais fácil e rápida ou por uma real falta de condições de manter seus funcionários.

Mas preferimos mencionar aqui aquelas empresas que adotam medidas mais eficazes nesses tempos de dificuldade e que exigem mais austeridade. Fazer isso não é fácil, já que exige esforço intelectual das equipes, mudanças na cultura da empresa e das pessoas que ali trabalham. Por outro lado, os funcionários passam a valorizar mais a empresa e seus empregos. Muitas empresas estão se adequando aos novos tempos com atitudes que vão desde a redução de custos gerais, como implantação de ações que reduzem energia elétrica ou materiais de escritório, por exemplo, até o melhor aproveitamento dos talentos que já existem, reduzindo eventuais ociosidades e dando oportunidades aos funcionários, inclusive oferecendo formação acadêmica ou técnica. Empresas que também se utilizavam terceiros para sua área de Treinamento, passam a utilizar seus próprios profissionais, aqueles com conhecimento e experiência, para atuar com os novatos ou com aqueles que estão ampliando suas responsabilidades dentro da corporação.

Com funcionários sentindo-se mais valorizados, melhor aproveitados e com menor risco de demissão a empresa pode gerar uma relação profissional de maior confiança mesmo com ações de redução de custos e eventuais "apertos" nas equipes, o que no final, vai gerar ganhos tanto para a empresa quanto para seus funcionários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário