ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

sexta-feira, 29 de abril de 2016

DESEMPREGO RECORDE: Já são 11,1 milhões de brasileiros sem emprego

O IBGE acaba de divulgar os dados sobre o desemprego do primeiro trimestre de 2016: Já são 11,1 milhões de brasileiros desempregados, uma taxa de quase 11%, No trimestre anterior foi registrado a marca de 9,1 milhões de desempregados, portanto, houve um aumento de 22,2% no número de desempregados do trimestre anterior para este primeiro de 2016.

Há muito tempo o blog O Mundo do Trabalho "previu" o quadro que chegaríamos hoje, falávamos disso desde 2013. Não precisava ser muito inteligente para observar que os rumos da política econômica do governo nos levariam ao caos no mercado de trabalho. Independente de ideologia e torcida para este ou aquele partido, as ações governamentais não poderiam resultar em outra coisa na economia e consequentemente nos empregos. Isso, sem mencionar a queda na renda do trabalhador, tanto pela precarização dos empregos como no forte aumento da inflação.

Não há saída fácil para o Brasil e para os trabalhadores. Do ponto de vista do trabalhador o primeiro passo é torcer para que haja mudanças radicais nos rumos da economia, a fim de estabelecer alguma confiabilidade e a volta dos investimentos. Posteriormente, cada um deve se preparar para ser mais competitivo no mercado de trabalho aumentando suas chances de obter ou se manter no trabalho.



Um comentário:

  1. Esta é talvez a parte mais perversa de politicas e homens equivocados que colocam o interesse pessoal acima do interesse coletivo, levando ao desespero da sobrevivência aqueles que através de um voto lhe deram autoridade para representá-los e auxiliá-los no avanço das relações sociais e melhorias da qualidade de vida. A esperança é que os avanços legislativos e criminais mostrem aos que aceitam cargos públicos que devemos servir ao País e não nos servir do País. Parabéns pela matéria e a previsibilidade anunciada do caos que ora todos, inclusive este, enfrentamos. Luis Menezes, Representante Comercial, São Paulo-SP

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário