ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

sexta-feira, 22 de junho de 2012

NIVEL DE EMPREGO EM MAIO - TENDÊNCIA PARA 2012

Em relação ao nível de emprego de maio de 2012, podemos analisar de duas formas. Uma delas aponta para um momento estagnado, já que estatisticamente o nível de ocupação teve um crescimento irrelevante (de 53,7% para 54,2%), assim como o desemprego recuou também de forma irrelevante (6% para 5,8%), apontando para um momento de paralisia em relação ao mês anterior. Todavia, essas pequenas variações representaram 119 mil pessoas entrando no mercado de trabalho. A crise europeia afetou sim o mercado mundial, bilhões deixaram de circular na economia mundial, inclusive a brasileira. No mês anterior, o impacto foi um pouco mais forte na economia brasileira, mas em maio, o impacto negativo foi amenizado. Podemos dizer, então, que estatisticamente o mês de maio apresentou índices estagnados em relação ao emprego formal.

Em São Paulo a Indústria apresentou um nível de emprego de 0,29% maior em maio em relação ao mês anterior, porém se compararmos com o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 2,94%. Em números absolutos, foram criados 21 mil empregos a mais no estado de São Paulo em maio em relação a abril, mas em comparação ao mesmo período de 2011, há um saldo negativo de 79,5 mil empregos.

Embora tenha acontecido uma recuperação muito modesta, há certo otimismo nos especialistas no assunto, mas já é sabido que em 2012 dificilmente será alcançado o nível de emprego de 2011.

Um comentário:

  1. gostaria que esse projeto incentivador e com oportunidades tambem fazer parte do cat casa verde por aqui tem mtos trabalhaores q estao em situaçoes dificies q estao desempregados e precisam de oprtuinidades como esta por favor iniciem esse projeto aqui no cat casa verde e assim vai ficar mais perto p os trabalhores comparecerem pq tem mta gente com problemas financeiros nao ira pode comparecer no cat luz ficamos no aguarde desse otimo projeto e espero q seje bem divulgado e q se inicie logo mto obrigada

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário