ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Cortes nos investimentos poderão chegar aos postos de trabalho em 2015

Um estudo realizado pelo Itau BBA, que avaliou o balanço de 3 mil empresas com faturamento superior a US$ 100 milhões, concluiu que TODAS estão agindo para uma sensível redução de custos. A queda no PIB, o descontrole da economia e o descrédito dos investidores estão levando as empresas a manter sua rentabilidade não por meio do aumento de produção mas sim pela redução de custos. 

Boa parte das empresas pesquisadas já cortou investimentos em produção e paralisou seus projetos de expansão. O pouco investimento que acontece é na direção da diminuição de custos de operação, como transferências de instalações para locais mais baratos, produtos mais rentáveis de suas linhas de produção, equipamentos com mais recursos tecnológicos, etc.


Os cortes só não chegaram maciçamente aos empregos por que  o custo de capacitação e qualificação, do tempo que seria perdido e os custos trabalhistas, ainda são altos. Mas no momento em que as medidas ora adotadas não forem suficientes para que as empresas se mantenham rentáveis, o próximo passo será a redução dos postos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário