ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

sexta-feira, 2 de março de 2012

CRESCIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Um estudo realizado recentemente pelo SEBRAE constatou que dos 119.000 empregos formais gerados no mês de janeiro deste ano, 86% foram originados nas micro e pequenas empresas com até quatro funcionários. O estudo foi baseado no CAGED (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego). Esse número equivale a mais de 102.000 postos de trabalho.

No mesmo período de 2011 o setor foi responsável por 69% dos empregos formais, o que demonstra que o setor está crescendo cada vez mais. A estabilidade da economia no Brasil foi um dos aspectos que influenciou nesse crescimento, ainda porque essas empresas dificilmente sofrem com a crise externa como algumas das médias ou grandes empresas que dependem em algum momento do mercado externo.

Outro fator que assegura a ascensão do setor é a facilidade de crédito ou microcrédito para esse tipo de empresa e também o aumento de renda da população, que acaba consumindo mais.

Devo lembrar que hoje está relativamente fácil investir em um pequeno negócio, mas o empreendedor não pode nunca esquecer que não basta ter uma boa idéia e uma boa oportunidade para um negócio, se esse empreendedor não se capacitar e se preparar para o mercado corre o risco de acabar como a maioria das pequenas empresas que surgem, ou seja, morrem! O banco de microcrédito da cidade de São Paulo, o São Paulo Confia, vincula a partir de agora, a liberação do crédito a um curso de capacitação voltado para a gestão do negócio e totalmente gratuito.

Que tal aproveitar o bom momento e tornar-se um empreendedor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário